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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1519| Título: | Reflexões sobre as potencialidades e fragilidades no uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem |
| Autor(es): | Ferreira, Danielle Isaias Fernandes |
| Produtor: | INES |
| Palavras-chave: | Gamificação;Educação à distância;Narrativa;Pedagogia |
| Data do documento: | Jul-2022 |
| Editor: | DESU/INES |
| Citação: | FERREIRA, Danielle Isaias Fernandes. Reflexões sobre as potencialidades e fragilidades no uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) instituição Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2022. |
| Resumo: | Uma das importantes contribuições das novas tecnologias na educação é a potencialização do uso do ambiente virtual com uma proposta diferenciada de aprendizagem, com o lúdico oferecendo muitas possibilidades para o aprendizado de crianças e adultos. Este trabalho trata sobre a gamificação no âmbito da educação e visa a refletir sobre uma abordagem (gamificação) que una a educação à cultura digital. O objetivo desta pesquisa é discutir sobre a experiência da gamificação no processo de ensino e aprendizagem a partir de uma disciplina com proposta bilíngue, língua portuguesa e Libras, do curso de Pedagogia na modalidade online do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. As transformações na sociedade, advindas da evolução tecnológica, impactaram também a educação e trouxeram a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, sendo assim esta pesquisa sugere o uso da gamificação já que essa metodologia propõe desenvolver a autonomia, senso crítico, cooperação, colaboração dos discentes de forma lúdica, competências digitais tão necessárias para a aprendizagem e para o uso diário. A visualidade foi um dos pontos de reflexão por auxiliar na compreensão e significação de conceitos e é um recurso importante para a educação de surdos, pois a Libras é viso-espacial. Como metodologia foi realizada uma pesquisa narrativa autobiográfica da experiência da autora com uma disciplina de proposta gamificada. A análise das narrativas aponta que apesar de alguns ganhos na abordagem da disciplina em questão há ainda alguns aspectos que precisam ser melhorados. |
| Descrição: | TCC do Curso de Pedagogia na modalidade online. Texto em português com QR Cocde do Resumo em Libras |
| URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1519 |
| Público Alvo: | Ensino Superior |
| Colaborador: | Chalhub, Tania (orientadora) |
| Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| REFLEXÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES NO USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - Danielle Isaias Fernandes Ferreira 2022.pdf | 923,14 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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