Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1516
Título: O ensino de artes em turmas com estudantes surdos: olhares e percepções
Autor(es): Mendes, Joselito
Palavras-chave: Surdos;Artes - Estudos e Ensino;Professores
Data do documento: 2023
Editor: DESU/INES
Citação: MENDES, Joselito. O ensino de artes em turmas com estudantes surdos: olhares e percepções. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) Departamento de Ensino SUperior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre o ensino de Artes em turmas com alunos surdos, com foco nas artes visuais. A abordagem que norteou o trabalho é a da educação bilíngue – Língua Brasileira de Sinais como língua de interação/instrução e LP como segunda língua, com uma pedagogia que considera as especificidades dos estudantes surdos. Para atingir o objetivo, foi realizada uma investigação bibliográfica. O trabalho está organizado em dois tópicos: no primeiro, são realizadas reflexões gerais sobre a educação de surdos, tendo como base dos autores: Lacerda (2001), Quadros (2004), Karen Strobel (2009) e Lodi (2017). No segundo, fundamentado em Cruz (2016) e Pereira (2017), são abordados os seguintes temas: artistas surdos na história de Arte, artes visuais, ensino de arte e atuação do professor de Artes.
Descrição: TCC de aluno do INES no curso de Pedagogia modalidade EAD no polo UFBA.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1516
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: Machado, Érica Esch (Orientadora)
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Joselito_final.pdf566,86 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.