Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1442
Título: Material didático adequado em Libras para Ensino Fundamental I de alunos surdos autistas
Autor(es): Rodrigues, Rennally Barbosa Antunes
Produtor: INES
Palavras-chave: Autismo;Material didático;Surdos
Data do documento: 2023
Editor: INES
Citação: RODRIGUES, Rennally Barbosa Antunes. Material didático adequado em Libras para Ensino Fundamental I de alunos surdos autistas. Orientador: Luciane Cruz Silveira. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Educação Online, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Rio de Janeiro, 2023.
Resumo: O interesse pelo tema “Material didático adequado em Libras do ensino fundamental I para alunos surdos autistas,” torna-se importante porque os alunos apresentam dificuldades na comunicação e bloqueios comportamentais. Sabe-se que o autismo é um transtorno no desenvolvimento do indivíduo, sendo assim necessário pensar em trabalhar com intervenções pedagógicas oferecendo uma educação de qualidade aos alunos autistas surdos na escola bilingue. É necessário compreender essas estratégias para efetivar uma prática docente para alunos com autismo no processo educativo bilingue. A escolha do tema se deu pela problemática de não ter material adequado para pessoas surdas autistas nas escolas para facilitar os estudos dos estudantes que não recebem um tratamento adequado e estimulação para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas funcionais como a linguagem e a socialização. Os materiais didáticos utilizados nas metodologias de ensino selecionadas para aplicar em sala de aula com o discente portador de autismo e surdez, tiveram o enfoque na aprendizagem efetiva do mencionado estudante. O primeiro fato perceptível refere-se ao processo de aprendizagem do aluno se houve dificuldade, se foi de fato capaz de se desenvolver e pode-se dizer que sim, as metodologias utilizadas possibilitaram o progresso do estudante e serão explicitadas a seguir. As atividades também corroboram para constatar que a metodologia utilizada foi eficaz na aprendizagem. O aluno é portador de autismo e surdez e foi capaz de aprender Libras mediante as estratégias metodológicas visuais e escritas utilizadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)—Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2023
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1442
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Colaborador: Silveira, Luciane Cruz
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Rennally.pdfArtigo676,65 kBAdobe PDFDownload/Abrir
TCC 2023.mp4Resumo do TCC em LIBRAS15,32 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.