Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1442
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Rennally Barbosa Antunes | - |
dc.contributor.other | Silveira, Luciane Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T14:18:22Z | - |
dc.date.available | 2024-02-09T14:18:22Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Rennally Barbosa Antunes. Material didático adequado em Libras para Ensino Fundamental I de alunos surdos autistas. Orientador: Luciane Cruz Silveira. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Educação Online, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1442 | - |
dc.description.abstract | O interesse pelo tema “Material didático adequado em Libras do ensino fundamental I para alunos surdos autistas,” torna-se importante porque os alunos apresentam dificuldades na comunicação e bloqueios comportamentais. Sabe-se que o autismo é um transtorno no desenvolvimento do indivíduo, sendo assim necessário pensar em trabalhar com intervenções pedagógicas oferecendo uma educação de qualidade aos alunos autistas surdos na escola bilingue. É necessário compreender essas estratégias para efetivar uma prática docente para alunos com autismo no processo educativo bilingue. A escolha do tema se deu pela problemática de não ter material adequado para pessoas surdas autistas nas escolas para facilitar os estudos dos estudantes que não recebem um tratamento adequado e estimulação para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas funcionais como a linguagem e a socialização. Os materiais didáticos utilizados nas metodologias de ensino selecionadas para aplicar em sala de aula com o discente portador de autismo e surdez, tiveram o enfoque na aprendizagem efetiva do mencionado estudante. O primeiro fato perceptível refere-se ao processo de aprendizagem do aluno se houve dificuldade, se foi de fato capaz de se desenvolver e pode-se dizer que sim, as metodologias utilizadas possibilitaram o progresso do estudante e serão explicitadas a seguir. As atividades também corroboram para constatar que a metodologia utilizada foi eficaz na aprendizagem. O aluno é portador de autismo e surdez e foi capaz de aprender Libras mediante as estratégias metodológicas visuais e escritas utilizadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | Material didático adequado em Libras para Ensino Fundamental I de alunos surdos autistas | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)—Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2023 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Rennally.pdf | Artigo | 676,65 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
TCC 2023.mp4 | Resumo do TCC em LIBRAS | 15,32 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.