Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1440
Título: Sala de recursos multifuncionais - laboratório de línguas: uma experiência com aluno surdo com paralisia cerebral
Autor(es): Pergentino dos Anjos, Tália Cavalcanti
Produtor: INES
Palavras-chave: Relato de experiência;Sala de recursos;Paralisia cerebral;Alunos surdos
Data do documento: 2022
Editor: INES
Citação: ANJOS, Tália Cavalcanti Pergentino dos. Sala de recursos multifuncionais - laboratório de línguas: uma experiência com aluno surdo com paralisia cerebral. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 43, ano 2022, p. 20-33, 2022. Semestral.
Resumo: O presente artigo visa relatar a experiência da professora especialista Tálita Cavalcanti Pergentino dos Anjos, na escola de Educação Estadual 11 de Agosto, localizada no Município de Aracaju, no segundo semestre de 2017, com o objetivo de contribuir com a construção de conhecimento nesta área de atuação. Por ser uma unidade de ensino com matrícula acima da média de alunos surdos, surgiu a necessidade da implantação do Laboratório de Línguas para a Sala de Recursos Multifuncionais. A experiência aqui relatada refere-se ao desenvolvimento do Plano de Atendimento Individualizado – PAI, para um jovem surdo, com paralisia cerebral que não possui mobilidade e autonomia comunicativa com as mãos e desta forma comunica-se por meio da Libras com o pé. Nesta proposta, além da aquisição de vocabulário em Libras buscou-se também o aprendizado da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Foi possível observar os avanços na produção escrita do aluno, bem como a ampliação do seu vocabulário em Libras. Tais avanços são percebidos ao longo dos encontros realizados no Laboratório de Línguas e ficam evidentes quando ao fim do semestre os alunos conseguem apresentar em Libras os conhecimentos adquiridos, fazendo uso de novos sinais, bem como em suas produções textuais, nas quais já faz uso de componentes gramaticais trabalhados nas aulas.
Descrição: Vol. 43 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-43. Acesso em: 23 jan. 2024.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1440
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Educação Básica
Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arqueiro 43-20-33.pdf515,18 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.