Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPergentino dos Anjos, Tália Cavalcanti-
dc.date.accessioned2024-02-09T14:16:38Z-
dc.date.available2024-02-09T14:16:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationANJOS, Tália Cavalcanti Pergentino dos. Sala de recursos multifuncionais - laboratório de línguas: uma experiência com aluno surdo com paralisia cerebral. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 43, ano 2022, p. 20-33, 2022. Semestral.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1440-
dc.description.abstractO presente artigo visa relatar a experiência da professora especialista Tálita Cavalcanti Pergentino dos Anjos, na escola de Educação Estadual 11 de Agosto, localizada no Município de Aracaju, no segundo semestre de 2017, com o objetivo de contribuir com a construção de conhecimento nesta área de atuação. Por ser uma unidade de ensino com matrícula acima da média de alunos surdos, surgiu a necessidade da implantação do Laboratório de Línguas para a Sala de Recursos Multifuncionais. A experiência aqui relatada refere-se ao desenvolvimento do Plano de Atendimento Individualizado – PAI, para um jovem surdo, com paralisia cerebral que não possui mobilidade e autonomia comunicativa com as mãos e desta forma comunica-se por meio da Libras com o pé. Nesta proposta, além da aquisição de vocabulário em Libras buscou-se também o aprendizado da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Foi possível observar os avanços na produção escrita do aluno, bem como a ampliação do seu vocabulário em Libras. Tais avanços são percebidos ao longo dos encontros realizados no Laboratório de Línguas e ficam evidentes quando ao fim do semestre os alunos conseguem apresentar em Libras os conhecimentos adquiridos, fazendo uso de novos sinais, bem como em suas produções textuais, nas quais já faz uso de componentes gramaticais trabalhados nas aulas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectSala de recursospt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.titleSala de recursos multifuncionais - laboratório de línguas: uma experiência com aluno surdo com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalVol. 43 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-43. Acesso em: 23 jan. 2024.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arqueiro 43-20-33.pdf515,18 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.