Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1439
Título: Os desafios de um aluno surdo com Síndrome de Usher no atendimento do CAS/FCEE: a visão da professora de braille e da professora de português
Autor(es): Souto, Suzi de Cougo
Rizzotto, Vanessa Paula
Produtor: INES
Palavras-chave: Síndrome de Usher;Surdocegueira;Ensino/Aprendizagem
Data do documento: 2022
Editor: INES
Citação: SOUTO, Suzi de Cougo; RIZZOTTO, Vanessa Paula. Os desafios de um aluno surdo com Síndrome de Usher no atendimento do CAS/FCEE: a visão da professora de braille e da professora de português. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 43, ano 2022, p. 34-51, 2022. Semestral.
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso que relata a experiência de duas professoras do AEE, no ensino de Língua Portuguesa e do Braille, realizado no CAS, Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez da FCEE – Fundação Catarinense de Educação Especial no Estado de SC, relativo ao ano de 2021. O objetivo principal deste texto é relatar um pouco da trajetória de vida de um educando, as dificuldades enfrentadas pela sua família em receber um diagnóstico preciso, bem como entender e aceitar o laudo. Muitos anos se passaram e somente este ano, com o diagnóstico se mostrando presente no dia a dia do educando, sua família compreendeu a importância do ensino-aprendizado direcionado para este sujeito como sendo surdocego. Dessa forma, para a produção de nosso texto, iniciamos buscando referenciais que nos explicassem o que é a Síndrome de Usher para melhor entendermos sobre o tema. Após, apresentamos um compilado de informações retiradas do prontuário do aluno, matriculado e frequentando o AEE Surdocegueira do CAS/FCEE. Os próximos momentos são os relatos de vivências, experiências e percepções das professoras e, finalmente, chegamos às considerações finais. Tudo isso, baseadas em autores citados ao longo deste artigo, pois foram buscadas referências renomadas tanto para o desenvolvimento de um bom trabalho com o educando como para embasarmos o nosso relato. Para encerrar nossa escrita, refletimos sobre o fato de sabermos que não conseguimos alcançar o que foi perdido, porém estamos reescrevendo a história educacional inclusiva deste sujeito, dentro do AEE – CAS/FCEE e reforçamos a importância de atendimentos específicos para educandos com tal deficiência.
Descrição: Vol. 43 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-43. Acesso em: 23 jan. 2024.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1439
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Educação Básica
Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arqueiro 43-34-49.pdfArtigo276,45 kBAdobe PDFDownload/Abrir
Resumo - Artigo _OS DESAFIOS DE UM ALUNO SURDO COM SÍNDROME DEUSHER NO ATENDIMENTO DO CAS_FCEE_.mp4Resumo do artigo em LIBRAS24,06 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.