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dc.contributor.authorSouto, Suzi de Cougo-
dc.contributor.authorRizzotto, Vanessa Paula-
dc.date.accessioned2024-02-09T14:15:27Z-
dc.date.available2024-02-09T14:15:27Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUTO, Suzi de Cougo; RIZZOTTO, Vanessa Paula. Os desafios de um aluno surdo com Síndrome de Usher no atendimento do CAS/FCEE: a visão da professora de braille e da professora de português. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 43, ano 2022, p. 34-51, 2022. Semestral.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1439-
dc.description.abstractEste trabalho é um estudo de caso que relata a experiência de duas professoras do AEE, no ensino de Língua Portuguesa e do Braille, realizado no CAS, Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez da FCEE – Fundação Catarinense de Educação Especial no Estado de SC, relativo ao ano de 2021. O objetivo principal deste texto é relatar um pouco da trajetória de vida de um educando, as dificuldades enfrentadas pela sua família em receber um diagnóstico preciso, bem como entender e aceitar o laudo. Muitos anos se passaram e somente este ano, com o diagnóstico se mostrando presente no dia a dia do educando, sua família compreendeu a importância do ensino-aprendizado direcionado para este sujeito como sendo surdocego. Dessa forma, para a produção de nosso texto, iniciamos buscando referenciais que nos explicassem o que é a Síndrome de Usher para melhor entendermos sobre o tema. Após, apresentamos um compilado de informações retiradas do prontuário do aluno, matriculado e frequentando o AEE Surdocegueira do CAS/FCEE. Os próximos momentos são os relatos de vivências, experiências e percepções das professoras e, finalmente, chegamos às considerações finais. Tudo isso, baseadas em autores citados ao longo deste artigo, pois foram buscadas referências renomadas tanto para o desenvolvimento de um bom trabalho com o educando como para embasarmos o nosso relato. Para encerrar nossa escrita, refletimos sobre o fato de sabermos que não conseguimos alcançar o que foi perdido, porém estamos reescrevendo a história educacional inclusiva deste sujeito, dentro do AEE – CAS/FCEE e reforçamos a importância de atendimentos específicos para educandos com tal deficiência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectSíndrome de Usherpt_BR
dc.subjectSurdocegueirapt_BR
dc.subjectEnsino/Aprendizagempt_BR
dc.titleOs desafios de um aluno surdo com Síndrome de Usher no atendimento do CAS/FCEE: a visão da professora de braille e da professora de portuguêspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalVol. 43 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-43. Acesso em: 23 jan. 2024.pt_BR
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Resumo - Artigo _OS DESAFIOS DE UM ALUNO SURDO COM SÍNDROME DEUSHER NO ATENDIMENTO DO CAS_FCEE_.mp4Resumo do artigo em LIBRAS24,06 MBMP4Download/Abrir


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