Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1437
Título: Abordagem integral da pessoa surda com comprometimentos multissistêmicos e os desdobramentos no ambiente educacional
Autor(es): Maisner, Léia
Produtor: INES
Palavras-chave: Disciplina de Geografia;Alunos Surdos;Dificuldades de Aprendizagem;Ensino Médio;Libras
Data do documento: 2022
Editor: INES
Citação: MAISNER, Léia. Abordagem integral da pessoa surda com comprometimentos multissistêmicos e os desdobramentos no ambiente educacional. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 43, ano 2022, p. 66-77, 2022. Semanal.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade do aprendizado e suas dificuldades na disciplina de Geografia na Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela criança surda, bem como da importância desse conteúdo na Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller. Assim, analisar questões que deixam docentes – quanto à sua posição de profissionais da Educação – aflitos quanto à falta da Libras no processo de aprendizagem de alunos surdos. Dessa forma, utilizaram-se os conceitos como a Libras, aprendizagem, disciplina de Geografia e seus conceitos, além de sujeito surdo como base desta pesquisa. Para tanto, foram consultados autores como Vesentini (1992); Santos (1996); Kimura (2010); Quadros (2006); Dalcin (2005) e Garcia (2009). Na tentativa de orientar os docentes na possível resolução de alguns problemas cotidianos que ocorrem em sala de aula e de suas correlações juntamente aos alunos surdos, fez-se uso de pesquisa qualitativa de investigação bibliográfica, em que foram analisados livros, artigos, teses e monografias relacionados ao tema investigado e alunos do Ensino Médio da referida escola na disciplina Geografia. Isso posto, este trabalho convida à atitude reflexiva pelo(a) professor(a) enquanto mediador(a) da Educação e condutor do surdo à cidadania eficaz. Ter uma atitude de escuta e respeito pelo surdo e a língua dele poderá proporcionar um caminho mais fácil rumo à aprendizagem dele na disciplina de Geografia.
Descrição: Vol. 43 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-43. Acesso em: 23 jan. 2024.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1437
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Educação Básica
Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arqueiro 43-66-77.pdf252,62 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.