Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaisner, Léia-
dc.date.accessioned2024-02-09T14:10:31Z-
dc.date.available2024-02-09T14:10:31Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMAISNER, Léia. Abordagem integral da pessoa surda com comprometimentos multissistêmicos e os desdobramentos no ambiente educacional. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 43, ano 2022, p. 66-77, 2022. Semanal.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1437-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade do aprendizado e suas dificuldades na disciplina de Geografia na Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela criança surda, bem como da importância desse conteúdo na Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller. Assim, analisar questões que deixam docentes – quanto à sua posição de profissionais da Educação – aflitos quanto à falta da Libras no processo de aprendizagem de alunos surdos. Dessa forma, utilizaram-se os conceitos como a Libras, aprendizagem, disciplina de Geografia e seus conceitos, além de sujeito surdo como base desta pesquisa. Para tanto, foram consultados autores como Vesentini (1992); Santos (1996); Kimura (2010); Quadros (2006); Dalcin (2005) e Garcia (2009). Na tentativa de orientar os docentes na possível resolução de alguns problemas cotidianos que ocorrem em sala de aula e de suas correlações juntamente aos alunos surdos, fez-se uso de pesquisa qualitativa de investigação bibliográfica, em que foram analisados livros, artigos, teses e monografias relacionados ao tema investigado e alunos do Ensino Médio da referida escola na disciplina Geografia. Isso posto, este trabalho convida à atitude reflexiva pelo(a) professor(a) enquanto mediador(a) da Educação e condutor do surdo à cidadania eficaz. Ter uma atitude de escuta e respeito pelo surdo e a língua dele poderá proporcionar um caminho mais fácil rumo à aprendizagem dele na disciplina de Geografia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectDisciplina de Geografiapt_BR
dc.subjectAlunos Surdospt_BR
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleAbordagem integral da pessoa surda com comprometimentos multissistêmicos e os desdobramentos no ambiente educacionalpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalVol. 43 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-43. Acesso em: 23 jan. 2024.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arqueiro 43-66-77.pdf252,62 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.