Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1418
Título: | A experiência de professores na criação de vídeos educacionais para surdos durante a pandemia |
Autor(es): | Pinho, Luciana Moratelli Antunes, Ana Luísa Fortes, Camila |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Pandemia;Educação de Surdos;Libras;Produção de videos;Ensino fundamental |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | INES |
Citação: | PINHO, Luciana Moratelli; ANTUNES, Ana Luísa; FORTES, Camila. A experiência de professores na criação de vídeos educacionais para surdos durante a pandemia. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 41, ano 2022, p. 34-43, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 16 jan. 2024. |
Resumo: | Neste artigo trataremos sobre a produção de material didático acessível para alunos surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão da acessibilidade digital no cenário pandêmico nos demandou uma urgente conectividade em função de uma adaptação para o funcionamento do fluxo de escolarização. Tratamos especificamente de um grupo linguisticamente minoritário, os surdos, e os desafios e as dificuldades que nós, enquanto professores, tivemos ao precisar pensar sobre como proporcionar um processo educativo de qualidade aos alunos à distância. Sensibilizamos nossos interlocutores aos desafios e adaptações necessárias ao nosso público-alvo que, além de especificidades linguísticas, também convive com barreiras estruturais devido às desigualdades sociais do nosso país. Sendo assim, discutimos a questão da acessibilidade tecnológica para crianças surdas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola especializada e nosso caminhar em tempos de pandemia na produção de vídeos para disponibilizar aos nossos alunos. Tal cenário nos mostra que, embora a tecnologia possa ser nossa aliada no processo educativo, é necessário percorrermos um processo de aprendizagem/refinamento no uso das ferramentas e sobre a acessibilidade para tentarmos dirimir as desigualdades e disparidades de acesso à informação e educação latente nestes novos tempos. |
Descrição: | Vol. 41 (2022), Semestral – ISSN-158-2495. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1418 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Educação Básica Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.