Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1418
Título: A experiência de professores na criação de vídeos educacionais para surdos durante a pandemia
Autor(es): Pinho, Luciana Moratelli
Antunes, Ana Luísa
Fortes, Camila
Produtor: INES
Palavras-chave: Pandemia;Educação de Surdos;Libras;Produção de videos;Ensino fundamental
Data do documento: 2022
Editor: INES
Citação: PINHO, Luciana Moratelli; ANTUNES, Ana Luísa; FORTES, Camila. A experiência de professores na criação de vídeos educacionais para surdos durante a pandemia. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 41, ano 2022, p. 34-43, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 16 jan. 2024.
Resumo: Neste artigo trataremos sobre a produção de material didático acessível para alunos surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão da acessibilidade digital no cenário pandêmico nos demandou uma urgente conectividade em função de uma adaptação para o funcionamento do fluxo de escolarização. Tratamos especificamente de um grupo linguisticamente minoritário, os surdos, e os desafios e as dificuldades que nós, enquanto professores, tivemos ao precisar pensar sobre como proporcionar um processo educativo de qualidade aos alunos à distância. Sensibilizamos nossos interlocutores aos desafios e adaptações necessárias ao nosso público-alvo que, além de especificidades linguísticas, também convive com barreiras estruturais devido às desigualdades sociais do nosso país. Sendo assim, discutimos a questão da acessibilidade tecnológica para crianças surdas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola especializada e nosso caminhar em tempos de pandemia na produção de vídeos para disponibilizar aos nossos alunos. Tal cenário nos mostra que, embora a tecnologia possa ser nossa aliada no processo educativo, é necessário percorrermos um processo de aprendizagem/refinamento no uso das ferramentas e sobre a acessibilidade para tentarmos dirimir as desigualdades e disparidades de acesso à informação e educação latente nestes novos tempos.
Descrição: Vol. 41 (2022), Semestral – ISSN-158-2495.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1418
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Educação Básica
Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas



A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.