Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1418
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinho, Luciana Moratelli | - |
dc.contributor.author | Antunes, Ana Luísa | - |
dc.contributor.author | Fortes, Camila | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T20:59:03Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T20:59:03Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | PINHO, Luciana Moratelli; ANTUNES, Ana Luísa; FORTES, Camila. A experiência de professores na criação de vídeos educacionais para surdos durante a pandemia. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 41, ano 2022, p. 34-43, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 16 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1418 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo trataremos sobre a produção de material didático acessível para alunos surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão da acessibilidade digital no cenário pandêmico nos demandou uma urgente conectividade em função de uma adaptação para o funcionamento do fluxo de escolarização. Tratamos especificamente de um grupo linguisticamente minoritário, os surdos, e os desafios e as dificuldades que nós, enquanto professores, tivemos ao precisar pensar sobre como proporcionar um processo educativo de qualidade aos alunos à distância. Sensibilizamos nossos interlocutores aos desafios e adaptações necessárias ao nosso público-alvo que, além de especificidades linguísticas, também convive com barreiras estruturais devido às desigualdades sociais do nosso país. Sendo assim, discutimos a questão da acessibilidade tecnológica para crianças surdas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola especializada e nosso caminhar em tempos de pandemia na produção de vídeos para disponibilizar aos nossos alunos. Tal cenário nos mostra que, embora a tecnologia possa ser nossa aliada no processo educativo, é necessário percorrermos um processo de aprendizagem/refinamento no uso das ferramentas e sobre a acessibilidade para tentarmos dirimir as desigualdades e disparidades de acesso à informação e educação latente nestes novos tempos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Produção de videos | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A experiência de professores na criação de vídeos educacionais para surdos durante a pandemia | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Educação Básica | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Vol. 41 (2022), Semestral – ISSN-158-2495. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.