Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinho, Luciana Moratelli-
dc.contributor.authorAntunes, Ana Luísa-
dc.contributor.authorFortes, Camila-
dc.date.accessioned2024-02-07T20:59:03Z-
dc.date.available2024-02-07T20:59:03Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPINHO, Luciana Moratelli; ANTUNES, Ana Luísa; FORTES, Camila. A experiência de professores na criação de vídeos educacionais para surdos durante a pandemia. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 41, ano 2022, p. 34-43, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 16 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1418-
dc.description.abstractNeste artigo trataremos sobre a produção de material didático acessível para alunos surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão da acessibilidade digital no cenário pandêmico nos demandou uma urgente conectividade em função de uma adaptação para o funcionamento do fluxo de escolarização. Tratamos especificamente de um grupo linguisticamente minoritário, os surdos, e os desafios e as dificuldades que nós, enquanto professores, tivemos ao precisar pensar sobre como proporcionar um processo educativo de qualidade aos alunos à distância. Sensibilizamos nossos interlocutores aos desafios e adaptações necessárias ao nosso público-alvo que, além de especificidades linguísticas, também convive com barreiras estruturais devido às desigualdades sociais do nosso país. Sendo assim, discutimos a questão da acessibilidade tecnológica para crianças surdas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola especializada e nosso caminhar em tempos de pandemia na produção de vídeos para disponibilizar aos nossos alunos. Tal cenário nos mostra que, embora a tecnologia possa ser nossa aliada no processo educativo, é necessário percorrermos um processo de aprendizagem/refinamento no uso das ferramentas e sobre a acessibilidade para tentarmos dirimir as desigualdades e disparidades de acesso à informação e educação latente nestes novos tempos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectProdução de videospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA experiência de professores na criação de vídeos educacionais para surdos durante a pandemiapt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalVol. 41 (2022), Semestral – ISSN-158-2495.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas



A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.