Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1415
Título: O sujeito surdo e a musicalidade: panorama sobre a interação entre música e surdez
Autor(es): Piergiorge, Daiana de Oliveira
Ricardo, Letícia Gonçalves
Produtor: INES
Palavras-chave: Interação;Educação;Surdo;Música
Data do documento: 2022
Editor: INES
Citação: PIERGIORGE, Daiana de Oliveira; RICARDO, Letícia Gonçalves. O sujeito surdo e a musicalidade: panorama sobre a interação entre música e surdez. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 40, ano 2022, p. 60-67, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 15 jan. 2024.
Resumo: Este artigo busca oferecer uma breve visão sobre a musicalidade dos surdos, esclarecendo o papel da música na vida do indivíduo, na sociedade e na educação. Tem início com um relato sobre a história dos surdos no decorrer do tempo e sobre como eles foram tratados pela sociedade ao longo dos anos, com foco na luta pela conquista de reconhecimento e direitos. Além disso, são descritos alguns dos processos educacionais pelos quais eles passaram a fim de serem entendidos como capazes de adquirir conhecimento e interagir com a sociedade. Em seguida, há um panorama geral da música, bem como seu importante papel na sociedade e sua aplicação obrigatória como disciplina nas instituições de educação básica. A partir de então, são abordados aspectos importantes sobre o surdo e a musicalidade, explicando-se como ocorre essa interação e desmitificando a ideia de que a população surda não consegue interagir socialmente de forma musical e está afastada dessa arte inegável à vida, que percorre a humanidade desde os tempos antigos. Por meio dessas exposições, objetiva-se contribuir com uma nova abordagem nos processos educacionais e sociais relacionados aos surdos e à musicalidade que eles apresentam, de modo que esclarecidos educadores consigam desenvolver novas metodologias e tornar cada vez mais real e abrangente o processo educacional inclusivo.
Descrição: Vol. 40 (jul-dez, 2019), Semestral – ISSN-1518-2495.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1415
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Educação Básica
Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Revista Arqueiro 40 (1)-60-67 (1).pdf170,9 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.