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dc.contributor.authorPiergiorge, Daiana de Oliveira-
dc.contributor.authorRicardo, Letícia Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-02-07T20:56:38Z-
dc.date.available2024-02-07T20:56:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPIERGIORGE, Daiana de Oliveira; RICARDO, Letícia Gonçalves. O sujeito surdo e a musicalidade: panorama sobre a interação entre música e surdez. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 40, ano 2022, p. 60-67, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 15 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1415-
dc.description.abstractEste artigo busca oferecer uma breve visão sobre a musicalidade dos surdos, esclarecendo o papel da música na vida do indivíduo, na sociedade e na educação. Tem início com um relato sobre a história dos surdos no decorrer do tempo e sobre como eles foram tratados pela sociedade ao longo dos anos, com foco na luta pela conquista de reconhecimento e direitos. Além disso, são descritos alguns dos processos educacionais pelos quais eles passaram a fim de serem entendidos como capazes de adquirir conhecimento e interagir com a sociedade. Em seguida, há um panorama geral da música, bem como seu importante papel na sociedade e sua aplicação obrigatória como disciplina nas instituições de educação básica. A partir de então, são abordados aspectos importantes sobre o surdo e a musicalidade, explicando-se como ocorre essa interação e desmitificando a ideia de que a população surda não consegue interagir socialmente de forma musical e está afastada dessa arte inegável à vida, que percorre a humanidade desde os tempos antigos. Por meio dessas exposições, objetiva-se contribuir com uma nova abordagem nos processos educacionais e sociais relacionados aos surdos e à musicalidade que eles apresentam, de modo que esclarecidos educadores consigam desenvolver novas metodologias e tornar cada vez mais real e abrangente o processo educacional inclusivo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleO sujeito surdo e a musicalidade: panorama sobre a interação entre música e surdezpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalVol. 40 (jul-dez, 2019), Semestral – ISSN-1518-2495.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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