Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Piergiorge, Daiana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Ricardo, Letícia Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T20:56:38Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T20:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | PIERGIORGE, Daiana de Oliveira; RICARDO, Letícia Gonçalves. O sujeito surdo e a musicalidade: panorama sobre a interação entre música e surdez. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 40, ano 2022, p. 60-67, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 15 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1415 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca oferecer uma breve visão sobre a musicalidade dos surdos, esclarecendo o papel da música na vida do indivíduo, na sociedade e na educação. Tem início com um relato sobre a história dos surdos no decorrer do tempo e sobre como eles foram tratados pela sociedade ao longo dos anos, com foco na luta pela conquista de reconhecimento e direitos. Além disso, são descritos alguns dos processos educacionais pelos quais eles passaram a fim de serem entendidos como capazes de adquirir conhecimento e interagir com a sociedade. Em seguida, há um panorama geral da música, bem como seu importante papel na sociedade e sua aplicação obrigatória como disciplina nas instituições de educação básica. A partir de então, são abordados aspectos importantes sobre o surdo e a musicalidade, explicando-se como ocorre essa interação e desmitificando a ideia de que a população surda não consegue interagir socialmente de forma musical e está afastada dessa arte inegável à vida, que percorre a humanidade desde os tempos antigos. Por meio dessas exposições, objetiva-se contribuir com uma nova abordagem nos processos educacionais e sociais relacionados aos surdos e à musicalidade que eles apresentam, de modo que esclarecidos educadores consigam desenvolver novas metodologias e tornar cada vez mais real e abrangente o processo educacional inclusivo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | O sujeito surdo e a musicalidade: panorama sobre a interação entre música e surdez | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Educação Básica | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Vol. 40 (jul-dez, 2019), Semestral – ISSN-1518-2495. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revista Arqueiro 40 (1)-60-67 (1).pdf | 170,9 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.