Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1414
Título: Representação sobre o aluno surdo na Revista "Nova Escola": um estudo piloto
Autor(es): Caricari de Morais, Fernanda Beatriz
Brito, Geovani
Produtor: INES
Palavras-chave: Alunos surdos;Educação de Surdos;Representações;Segunda Língua;Linguística Sistêmico-Funcional
Data do documento: 2022
Editor: INES
Citação: MORAIS, Fernanda Beatriz Caricari de; BRITO, Geovani. Representações sobre o aluno surdo na Revista "Nova Escola": um estudo piloto. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 40, ano 2022, p. 14-27, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 15 jan. 2024.
Resumo: Este estudo visa mostrar resultados de um estudo piloto realizado em um projeto de iniciação científica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC), que pretendia analisar as produções escritas de graduandos surdos e as representações que veículos de comunicação fazem desses alunos, não apenas os do ensino superior. O estudo se justifica pela importância que a revista “Nova Escola” tem no meio acadêmico, sendo utilizada como fonte de informações para educadores atuantes em diferentes contextos educacionais. Com o suporte da Linguística Sistêmico-Funcional, a análise revela que apesar de trazer informações pertinentes sobre a educação de surdos, há estereótipos que se reforçam mediante as escolhas linguísticas responsáveis pelas representações dos alunos surdos. Espera-se que este estudo seja aprofundado, para ter-se uma análise mais detalhada dessas representações.
Descrição: Vol. 40 (jul-dez, 2019), Semestral – ISSN-1518-2495
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1414
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Educação Básica
Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Revista Arqueiro 40 (1)-14-27.pdf190,15 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.