Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1413
Título: O ensino do português escrito como segunda língua a estudantes surdos sob a perspectiva do Caderno II - Ensino Fundamental (Anos Iniciais) contido na proposta curricular do Ministério da Educação - MEC
Autor(es): Mendes, Samara de Oliveira
Palavras-chave: Letramento;Alfabetização;Análise Curricular;Ensino Bilíngue;Estudantes Surdos
Data do documento: 2-Mai-2023
Citação: MENDES, Samara de Oliveira. O ensino do português escrito como segunda língua a estudantes surdos sob a perspectiva do Caderno II: Ensino Fundamental (Anos Iniciais) contido na proposta curricular do Ministério da Educação - MEC. Orientador: Valéria Campos Muniz.. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Educação Online, Instituto Nacional de Educação de Surdos – Polo UFGD, INES (Polo UFGD), 2023.
Resumo: Embora tenha havido um aumento da presença de surdos nos ambientes escolares, infelizmente, a aprendizagem da língua portuguesa e dos conteúdos escolares segue prejudicada, na medida em que muitos sequer utilizam a Língua Brasileira de Sinais - Libras, dificultando a comunicação e o acesso ao conhecimento de modo geral. No entanto, esse entrave na comunicação e a acessibilidade ao conhecimento escolar e de mundo não diz respeito à capacidade de o surdo aprender a língua majoritária, mas, entre outros fatores, à forma como a língua é ensinada, à falta de formação docente e à ausência de estrutura nas escolas para receber esse alunado. Foi a percepção dessa necessidade, que motivou a exploração do caderno II, materializado nesta pesquisa, buscando encontrar-lhe estratégias para o ensino do Português escrito, de modo que contemplasse as especificidades da cultura surda. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é analisar o caderno II – Ensino Fundamental (anos iniciais) contido na proposta curricular do Ministério da Educação - MEC para o ensino de Português escrito como segunda língua para estudantes surdos, observar a forma como está organizado e refletir sobre sua viabilidade no ensino bilíngue. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos como método a pesquisa documental qualitativa, seguindo as etapas de organização do material, analítica e reflexiva, respectivamente. A pesquisa revela que o currículo é válido para a alfabetização e letramento de alunos surdos, haja vista que toda proposta foi elaborada e pensada nas etapas de desenvolvimento cognitivo da criança e sendo fundamentada na visualidade do surdo. A conexão estabelecida entre os conteúdos com situações do cotidiano, bem como uso de diversos gêneros textuais em práticas de leitura e escrita é a principal marca deste documento. RESUMO EM LIBRAS EM ANEXO.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação de Pedagogia do Núcleo de Educação Online do Instituto Nacional de Educação de Surdos – Polo UFGD. Contém 34 f. : il. color. ; 30 cm.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1413
Público Alvo: Educação Básica
Ensino Superior
Formação Continuada
Colaborador: Orientadora: Valéria Campos Muniz
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SAMARA (1).pdfTrabalho de Conclusão de Curso (TCC)1,33 MBAdobe PDFDownload/Abrir
RESUMO EM LIBRAS.mp4Resumo do TCC em LIBRAS27,4 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.