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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mendes, Samara de Oliveira | - |
dc.contributor.other | Orientadora: Valéria Campos Muniz | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T20:55:50Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T20:55:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-02 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Samara de Oliveira. O ensino do português escrito como segunda língua a estudantes surdos sob a perspectiva do Caderno II: Ensino Fundamental (Anos Iniciais) contido na proposta curricular do Ministério da Educação - MEC. Orientador: Valéria Campos Muniz.. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Educação Online, Instituto Nacional de Educação de Surdos – Polo UFGD, INES (Polo UFGD), 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1413 | - |
dc.description.abstract | Embora tenha havido um aumento da presença de surdos nos ambientes escolares, infelizmente, a aprendizagem da língua portuguesa e dos conteúdos escolares segue prejudicada, na medida em que muitos sequer utilizam a Língua Brasileira de Sinais - Libras, dificultando a comunicação e o acesso ao conhecimento de modo geral. No entanto, esse entrave na comunicação e a acessibilidade ao conhecimento escolar e de mundo não diz respeito à capacidade de o surdo aprender a língua majoritária, mas, entre outros fatores, à forma como a língua é ensinada, à falta de formação docente e à ausência de estrutura nas escolas para receber esse alunado. Foi a percepção dessa necessidade, que motivou a exploração do caderno II, materializado nesta pesquisa, buscando encontrar-lhe estratégias para o ensino do Português escrito, de modo que contemplasse as especificidades da cultura surda. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é analisar o caderno II – Ensino Fundamental (anos iniciais) contido na proposta curricular do Ministério da Educação - MEC para o ensino de Português escrito como segunda língua para estudantes surdos, observar a forma como está organizado e refletir sobre sua viabilidade no ensino bilíngue. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos como método a pesquisa documental qualitativa, seguindo as etapas de organização do material, analítica e reflexiva, respectivamente. A pesquisa revela que o currículo é válido para a alfabetização e letramento de alunos surdos, haja vista que toda proposta foi elaborada e pensada nas etapas de desenvolvimento cognitivo da criança e sendo fundamentada na visualidade do surdo. A conexão estabelecida entre os conteúdos com situações do cotidiano, bem como uso de diversos gêneros textuais em práticas de leitura e escrita é a principal marca deste documento. RESUMO EM LIBRAS EM ANEXO. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Análise Curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Estudantes Surdos | pt_BR |
dc.title | O ensino do português escrito como segunda língua a estudantes surdos sob a perspectiva do Caderno II - Ensino Fundamental (Anos Iniciais) contido na proposta curricular do Ministério da Educação - MEC | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Básica | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação de Pedagogia do Núcleo de Educação Online do Instituto Nacional de Educação de Surdos – Polo UFGD. Contém 34 f. : il. color. ; 30 cm. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_SAMARA (1).pdf | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 1,33 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
RESUMO EM LIBRAS.mp4 | Resumo do TCC em LIBRAS | 27,4 MB | MP4 | Download/Abrir |
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