Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/131
Título: Acessibilidade científico/cultural com e para surdos na exposição “Cadê a Química?” – Casa da Ciência da UFRJ.
Autor(es): Savelli, Stella
Pinheiro, Vanessa
Santos, Márcia C. P. dos
Macedo, Lúcio L. de
Palavras-chave: Acessibilidade;Casa da Ciência UFRJ
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: SAVELLI, S. et al. Acessibilidade científico/cultural com e para surdos na exposição “Cadê a química?” – Casa da Ciência da UFRJ. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 153-154.
Resumo: A Casa da Ciência da UFRJ vem se fortalecendo como um centro de popularização da ciência e cada vez mais como um espaço científico/cultural acessível. A preocupação em fazer desse espaço um meio no qual, educadores e educandos possam utilizá-lo como extensão de suas aulas e aprendizados, permitindo a assimilação de conceitos científicos que muitos vezes parecem de difícil compreensão, nos estimulou a iniciar o projeto Acessibilidade científico /cultural com e para surdos na exposição “Cadê a química?” inaugurada em 2011. Ano Internacional da Química. Iniciamos esse projeto firmando uma parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos que disponibilizou três profissionais surdos a participar da tradução e contextualização das informações da exposição para Libras, objetivando oportunizar autonomia na visitação e assimilação dos conceitos pelo indivíduo surdo, através de equipamentos móveis (Ipods) oferecidos aos visitantes surdos. Este projeto exigiu um trabalho de pesquisa por toda a equipe envolvida, pois muitos conceitos científicos não possuem, ainda, sinais em Libras, evidenciando assim, a necessidade de contextualizar o conteúdo. O resultado desse trabalho teve visibilidade a partir da constatação de um maior número de visitação de surdos à exposição, inclusive visitação de público espontâneo, com depoimentos escritos e manifestações registradas em vídeos, incentivando outros ambientes culturais a disponibilizarem esse acesso à cultura e à informação, além de repercutir no INES como sugestão de inserir alguns conceitos da química do nosso cotidiano dentro da TV INES, um programa de televisão interna, elaborado por estudantes e profissionais surdos e ouvintes do INES que está em processo de execução. Acreditamos que trabalhar com os indivíduos que estão diretamente envolvidos com os limites de sua deficiência possibilita atingir o objetivo de maneira eficaz, permitindo uma maior compreensão e uma melhor maneira de transmitir a seus pares um caminho para a construção do conhecimento além das fronteiras da educação formal.
Descrição: Trabalho apresentado no Congresso do INES. Texto de duas páginas com Resumo e Referências de Comunicação sobre projeto de acessibilidade a surdos nas exposições de museu de ciências da UFRJ, Casa da Ciência em parceria com o INES.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/131
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Savelli et al., 2012.pdf290,34 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons