Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1266
Título: | Letramento em Libras: a importância da interação visual entre professor e aluno surdo no processo de aprendizagem |
Autor(es): | Sousa, Vanessa Cristina de |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Língua Brasileira de Sinais;Letramento;Libras;Interação aluno-professor |
Data do documento: | Jun-2023 |
Editor: | INES |
Citação: | SOUSA, Vanessa Cristina de. Letramento dem Libras: a importância da interação visual entre professor e aluno surdo no processo de aprendizagem. TCC (Departamento de Ensino Superior) Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023. |
Resumo: | A pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do Curso de Pedagogia à Distância aborda o tema: Letramento em Libras: a importância da interação visual entre professor e aluno surdo no processo de aprendizagem, e objetiva apresentar as literaturas brasileiras, cujas pesquisas contém esse tema sobre interação de professor(a) e alunos(as) surdos e de conceituar cada palavra-chavepara melhor entendimento sobre letramento em Libras, interação entre professor e aluno e finalmente o processo de aprendizagem. Metodologicamente, após a pesquisa “exploratória” (GIL, 2002), utilizamos o processo de seleção realizado em três etapas: a primeira etapa consiste na coleta de dados que foi realizada por meio de itens da plataforma Scielo.org, manuseados com foco no eixo temático “interação visual”, “Interação visual entre professor e aluno” e “Letramento em Libras” disponíveis no navegador da plataforma para elaborar as referências bibliográficas como modelo ideal na prática da educação de surdos. Em cada categoria, elaboramos a inserção dos artigos existentes ou não e seus resumos para facilitar o entendimento e dada a importância da pesquisa que precisa ser abordada na prática. Concluímos que o letramento e a interação e não só foco, é necessário focar o espaço visual da comunidade dos surdos, a língua de sinais: Libras como língua de instrução do professor juntos com os alunos surdos. É importante observar e de se pensar de como é possível saber a relação dos sociais com a escola. A relação entre eles é a construção do caminho dos alunos e qualidade de todos. |
Descrição: | TCC de aluna do curso de Pedagogia na modalidade EAD do polo UFC. Trabalho de 28 folhas em língua portuguesa com resumo em Libras https://www.youtube.com/watch?v=MivWI9yKvqE |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1266 |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Colaborador: | Campello, Ana Regina e Souza (orientadora) |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Vanessa_Sousa_FINAL 2023.pdf | 372,31 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons