Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Vanessa Cristina de | - |
dc.contributor.other | Campello, Ana Regina e Souza (orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T13:28:29Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T13:28:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-06 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Vanessa Cristina de. Letramento dem Libras: a importância da interação visual entre professor e aluno surdo no processo de aprendizagem. TCC (Departamento de Ensino Superior) Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1266 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do Curso de Pedagogia à Distância aborda o tema: Letramento em Libras: a importância da interação visual entre professor e aluno surdo no processo de aprendizagem, e objetiva apresentar as literaturas brasileiras, cujas pesquisas contém esse tema sobre interação de professor(a) e alunos(as) surdos e de conceituar cada palavra-chavepara melhor entendimento sobre letramento em Libras, interação entre professor e aluno e finalmente o processo de aprendizagem. Metodologicamente, após a pesquisa “exploratória” (GIL, 2002), utilizamos o processo de seleção realizado em três etapas: a primeira etapa consiste na coleta de dados que foi realizada por meio de itens da plataforma Scielo.org, manuseados com foco no eixo temático “interação visual”, “Interação visual entre professor e aluno” e “Letramento em Libras” disponíveis no navegador da plataforma para elaborar as referências bibliográficas como modelo ideal na prática da educação de surdos. Em cada categoria, elaboramos a inserção dos artigos existentes ou não e seus resumos para facilitar o entendimento e dada a importância da pesquisa que precisa ser abordada na prática. Concluímos que o letramento e a interação e não só foco, é necessário focar o espaço visual da comunidade dos surdos, a língua de sinais: Libras como língua de instrução do professor juntos com os alunos surdos. É importante observar e de se pensar de como é possível saber a relação dos sociais com a escola. A relação entre eles é a construção do caminho dos alunos e qualidade de todos. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Interação aluno-professor | pt_BR |
dc.title | Letramento em Libras: a importância da interação visual entre professor e aluno surdo no processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | TCC de aluna do curso de Pedagogia na modalidade EAD do polo UFC. Trabalho de 28 folhas em língua portuguesa com resumo em Libras https://www.youtube.com/watch?v=MivWI9yKvqE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Vanessa_Sousa_FINAL 2023.pdf | 372,31 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons