Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Vanessa Cristina de-
dc.contributor.otherCampello, Ana Regina e Souza (orientadora)-
dc.date.accessioned2023-06-12T13:28:29Z-
dc.date.available2023-06-12T13:28:29Z-
dc.date.issued2023-06-
dc.identifier.citationSOUSA, Vanessa Cristina de. Letramento dem Libras: a importância da interação visual entre professor e aluno surdo no processo de aprendizagem. TCC (Departamento de Ensino Superior) Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1266-
dc.description.abstractA pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do Curso de Pedagogia à Distância aborda o tema: Letramento em Libras: a importância da interação visual entre professor e aluno surdo no processo de aprendizagem, e objetiva apresentar as literaturas brasileiras, cujas pesquisas contém esse tema sobre interação de professor(a) e alunos(as) surdos e de conceituar cada palavra-chavepara melhor entendimento sobre letramento em Libras, interação entre professor e aluno e finalmente o processo de aprendizagem. Metodologicamente, após a pesquisa “exploratória” (GIL, 2002), utilizamos o processo de seleção realizado em três etapas: a primeira etapa consiste na coleta de dados que foi realizada por meio de itens da plataforma Scielo.org, manuseados com foco no eixo temático “interação visual”, “Interação visual entre professor e aluno” e “Letramento em Libras” disponíveis no navegador da plataforma para elaborar as referências bibliográficas como modelo ideal na prática da educação de surdos. Em cada categoria, elaboramos a inserção dos artigos existentes ou não e seus resumos para facilitar o entendimento e dada a importância da pesquisa que precisa ser abordada na prática. Concluímos que o letramento e a interação e não só foco, é necessário focar o espaço visual da comunidade dos surdos, a língua de sinais: Libras como língua de instrução do professor juntos com os alunos surdos. É importante observar e de se pensar de como é possível saber a relação dos sociais com a escola. A relação entre eles é a construção do caminho dos alunos e qualidade de todos.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectInteração aluno-professorpt_BR
dc.titleLetramento em Libras: a importância da interação visual entre professor e aluno surdo no processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTCC de aluna do curso de Pedagogia na modalidade EAD do polo UFC. Trabalho de 28 folhas em língua portuguesa com resumo em Libras https://www.youtube.com/watch?v=MivWI9yKvqEpt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Vanessa_Sousa_FINAL 2023.pdf372,31 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons