Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1230| Título: | Yoga na escola: uma abordagem didático-pedagógica para a formação integral da criança |
| Autor(es): | Hames, Taíza |
| Produtor: | INES |
| Palavras-chave: | Yoga;TCC;Educação infantil;Criança;Formação integral;BNCC |
| Data do documento: | 5-Jul-2022 |
| Editor: | INES |
| Citação: | HAMES, Taíza. Yoga na escola: uma abordagem didático-pedagógica para a formação integral da criança. Orientador: Neila Carolina Barbosa Bernasconi. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Santa Catarina , 2022. |
| Resumo: | Este estudo buscou identificar os benefícios que a prática didático-pedagógica do Yoga dentro da escola na etapa da Educação Infantil pode trazer para a formação integral da criança, assim como mostrar a sua estreita relação com os objetivos e parâmetros da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC (BRASIL, 2018). De acordo com os campos de experiência elencados pela BNCC, pode-se indicar que o ambiente escolar é o local perfeito para estimularmos as crianças a novas formas de olhar o mundo e o que acontece à sua volta, pois o Yoga tem um arsenal de valores e princípios, sendo um precioso conteúdo a ser inserido nas práticas pedagógicas. Seguindo essa linha de pensamento, por meio de uma pesquisa bibliográfica em livros, trabalhos acadêmicos e artigos sobre Educação e Yoga, quero contribuir mais especificamente com a ampliação do conhecimento dos pedagogos a respeito dessa prática nas salas de aula, esclarecendo como as técnicas psicofísicas do Yoga podem agregar na aquisição de habilidades e competências e no aprimoramento pedagógico e intelectual das crianças, assim como incentivar os professores a inserir essa manifestação de uma educação holística nas suas aulas, trazendo propostas para a sua atuação. Assim, concluímos que o Yoga pode trazer muitas influências positivas já nas primeiras práticas, deixando os alunos mais calmos, atentos, concentrados, mais conscientes de si e do outro, assim como do seu papel no mundo. |
| Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Curso de pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. |
| URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1230 |
| Público Alvo: | Ensino Superior |
| Colaborador: | (Orientadora) Bernasconi, Neila Carolina Barbosa |
| Aparece nas coleções: | Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_TAÍZA HAMES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 746,64 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
| X2Download.app-Resumo do TCC Libras.mp4 | Resumo do TCC em LIBRAS | 16,24 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons