Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1227
Título: | Didática surda: aquisição da Libras para crianças surdas |
Autor(es): | Silva, Guttierry da |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Surdos - Educação;TCC;Libras;Crianças surdas;Construtivismo (Educação);Alfabetização |
Data do documento: | 21-Jun-2022 |
Editor: | INES |
Citação: | SILVA, Guttierry da. Didática surda: aquisição da Libras para crianças surdas. Orientador: Ana Regina e Souza Campello. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Minas Gerais , 2022. |
Resumo: | A educação inclusiva é um tema muito discutido ao longo dos anos, e teve início na década de 90, mas a didática ainda é pouco conhecida para os professores, por isso é relevante conhecer como o professor pode trabalhar a alfabetização de aluno surdo, por meio da ludicidade. O tema deste trabalho é: Didática Surda: Aquisição de Libras para crianças surdas. É importante discutir sobre essa modalidade de educação bilíngue, porque faz com que o professor se diferencie e compreenda os processos de alfabetização em Libras. O objetivo deste estudo é mostrar a importância de uma alfabetização qualitativa, uma vez que a criança surda já está inserida em uma sociedade letrada. Busca-se oferecer sugestões de aprendizagens em situações comuns do dia a dia, permitindo inserir ao máximo acriança na sociedade. É possível afirmar que ela iniciou o processo de aquisição da Libras mesmo antes de entrar na escola. O que motivou a realização do presente trabalho foi a necessidade de oferecer aos alunos surdos, situações de aprendizagens significativas, de forma que possam desenvolver a autonomia de seu aprendizado, permitindo uma abordagem construtivista onde o aluno é o protagonista de seu conhecimento. Buscou oferecer sugestões para desenvolver a leitura e produção de texto em libras, tendo assim, o contato com diferentes conteúdos de uma educação bilíngue. Para a efetivação deste estudo foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica onde buscou compreender como os especialistas no assunto discorrem sobre a alfabetização em libras e como sugerir uma prática educativa de qualidade para essas crianças. A metodologia utilizada será de uma pesquisa exploratória e qualitativa, que foi desenvolvida através de livros, artigos e sites. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Curso de pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1227 |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Colaborador: | Campello (Orientadora), Ana Regina e Souza |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_GUTTIERREZ_FINAL.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 483,99 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
X2Download.app-Video1(360p).mp4 | Resumo do TCC em LIBRAS | 4,86 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons