Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Guttierry da-
dc.contributor.otherCampello (Orientadora), Ana Regina e Souza-
dc.date.accessioned2023-02-09T07:47:25Z-
dc.date.available2023-02-09T07:47:25Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationSILVA, Guttierry da. Didática surda: aquisição da Libras para crianças surdas. Orientador: Ana Regina e Souza Campello. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Minas Gerais , 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1227-
dc.description.abstractA educação inclusiva é um tema muito discutido ao longo dos anos, e teve início na década de 90, mas a didática ainda é pouco conhecida para os professores, por isso é relevante conhecer como o professor pode trabalhar a alfabetização de aluno surdo, por meio da ludicidade. O tema deste trabalho é: Didática Surda: Aquisição de Libras para crianças surdas. É importante discutir sobre essa modalidade de educação bilíngue, porque faz com que o professor se diferencie e compreenda os processos de alfabetização em Libras. O objetivo deste estudo é mostrar a importância de uma alfabetização qualitativa, uma vez que a criança surda já está inserida em uma sociedade letrada. Busca-se oferecer sugestões de aprendizagens em situações comuns do dia a dia, permitindo inserir ao máximo acriança na sociedade. É possível afirmar que ela iniciou o processo de aquisição da Libras mesmo antes de entrar na escola. O que motivou a realização do presente trabalho foi a necessidade de oferecer aos alunos surdos, situações de aprendizagens significativas, de forma que possam desenvolver a autonomia de seu aprendizado, permitindo uma abordagem construtivista onde o aluno é o protagonista de seu conhecimento. Buscou oferecer sugestões para desenvolver a leitura e produção de texto em libras, tendo assim, o contato com diferentes conteúdos de uma educação bilíngue. Para a efetivação deste estudo foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica onde buscou compreender como os especialistas no assunto discorrem sobre a alfabetização em libras e como sugerir uma prática educativa de qualidade para essas crianças. A metodologia utilizada será de uma pesquisa exploratória e qualitativa, que foi desenvolvida através de livros, artigos e sites.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleDidática surda: aquisição da Libras para crianças surdaspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Curso de pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GUTTIERREZ_FINAL.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (TCC)483,99 kBAdobe PDFDownload/Abrir
X2Download.app-Video1(360p).mp4Resumo do TCC em LIBRAS4,86 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons