Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1220
Título: Educação bilíngue para surdos: aquisição de Libras como L1 e língua portuguesa como L2 para o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos das séries iniciais do ensino fundamental I
Autor(es): Veronez, Cleberson Lima
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação bilíngue;TCC;Língua Portuguesa como L2;Libras;Ensino fundamental;Surdos
Data do documento: Jul-2022
Editor: INES
Citação: VERONEZ, Cleberson Lima. Educação bilíngue para Surdos: aquisição de Libras como L1 e língua portuguesa como L2 para o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos das séries iniciais do ensino fundamental I. Orientadora: Luciane Cruz Silveira. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Federal do Amazonas, Rio de Janeiro, Amazonas, 2022.
Resumo: Este presente artigo relata a importância da aquisição da Libras como L1 e Língua Portuguesa como L2 para crianças surdas nas séries iniciais. Visto que é algo de extrema relevância na vida das crianças surdas. A Educação Bilíngue é necessária e traz grandes benefícios em diferentes aspectos, tanto nos anos iniciais como em séries avançadas, promovendo desenvolvimento e aptidões no cotidiano dessas pessoas. É necessário o conhecimento da diferença na escrita da Libras e Língua Portuguesa, para que não haja interferência na comunicação e evite possíveis desentendimentos entre surdos e ouvintes, é necessário respeito e empatia pois a liberdade de expressão da Língua e escrita é um direito do indivíduo surdo. A educação deve cumprir com seu papel em apoio a estes, e oferecer melhorias no aprendizado dos surdos, haja vista que eles podem desenvolver diversas atividades em qualquer segmento. Os profissionais que trabalham com alunos surdos devem ter em mente que faz parte de sua vida profissional buscar novas melhorias, para assim, oferecer um melhor ensino aprendizagem aos seus alunos, desenvolver práticas e atividades lúdicas que desenvolvam o intelectual da criança e o convívio em grupo. Ter empatia é uma virtude, e sem ela é impossível realizar com maestria uma educação de qualidade, tendo em vista o direito linguístico como peça fundamental neste que é a alfabetização das crianças surdas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. / Resumo do TCC anexado em Libras
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1220
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: Silveira, Luciane Cruz (Orient.)
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CLEBERSON VERONEZ _ FINAL.pdfTCC834,26 kBAdobe PDFDownload/Abrir
Resumo em Libras - Cleberson Lima.mp4Resumo em Libras6,8 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons