Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVeronez, Cleberson Lima-
dc.contributor.otherSilveira, Luciane Cruz (Orient.)-
dc.date.accessioned2023-02-09T07:40:59Z-
dc.date.available2023-02-09T07:40:59Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.citationVERONEZ, Cleberson Lima. Educação bilíngue para Surdos: aquisição de Libras como L1 e língua portuguesa como L2 para o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos das séries iniciais do ensino fundamental I. Orientadora: Luciane Cruz Silveira. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Federal do Amazonas, Rio de Janeiro, Amazonas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1220-
dc.description.abstractEste presente artigo relata a importância da aquisição da Libras como L1 e Língua Portuguesa como L2 para crianças surdas nas séries iniciais. Visto que é algo de extrema relevância na vida das crianças surdas. A Educação Bilíngue é necessária e traz grandes benefícios em diferentes aspectos, tanto nos anos iniciais como em séries avançadas, promovendo desenvolvimento e aptidões no cotidiano dessas pessoas. É necessário o conhecimento da diferença na escrita da Libras e Língua Portuguesa, para que não haja interferência na comunicação e evite possíveis desentendimentos entre surdos e ouvintes, é necessário respeito e empatia pois a liberdade de expressão da Língua e escrita é um direito do indivíduo surdo. A educação deve cumprir com seu papel em apoio a estes, e oferecer melhorias no aprendizado dos surdos, haja vista que eles podem desenvolver diversas atividades em qualquer segmento. Os profissionais que trabalham com alunos surdos devem ter em mente que faz parte de sua vida profissional buscar novas melhorias, para assim, oferecer um melhor ensino aprendizagem aos seus alunos, desenvolver práticas e atividades lúdicas que desenvolvam o intelectual da criança e o convívio em grupo. Ter empatia é uma virtude, e sem ela é impossível realizar com maestria uma educação de qualidade, tendo em vista o direito linguístico como peça fundamental neste que é a alfabetização das crianças surdas.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa como L2pt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleEducação bilíngue para surdos: aquisição de Libras como L1 e língua portuguesa como L2 para o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos das séries iniciais do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. / Resumo do TCC anexado em Libraspt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CLEBERSON VERONEZ _ FINAL.pdfTCC834,26 kBAdobe PDFDownload/Abrir
Resumo em Libras - Cleberson Lima.mp4Resumo em Libras6,8 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons