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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1212
Título: | Análise do gênero poesia em livro didático de Língua Portuguesa: foco nas necessidades do aprendiz surdo |
Autor(es): | Silva, Gisele Cristina |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Análise de material didático;TCC;Libras;Língua Portuguesa;Ensino para Surdos;Poesia;Checklist |
Data do documento: | 27-Jul-2022 |
Editor: | INES |
Citação: | SILVA, Gisele Cristina. Análise do gênero poesia em livro didático de Língua Portuguesa: foco nas necessidades do aprendiz surdo. Orientador: Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Curitiba , 2022. |
Resumo: | Muitos docentes e estudantes surdos são desafiados a cada ano, quando recebem livros didáticos e percebem que muitos deles não atendem suas necessidades linguísticas, culturais e identitárias. Partindo desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo central analisar o livro “Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa" - indicado pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD - Secretaria de Educação do Estado do Paraná para estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental, como padrão para todos os alunos. Com base em amparos jurídicos a estudantes surdos, presentes no Decreto no 5.626/2005 e a Lei no 10.436/2002, na Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos e surdocegos (BRASIL, 2021), com relação ao cumprimento aos direitos resguardados e ao respeito à identidade linguística e cultural e em pesquisas que tratam da inclusão de alunos surdos, de multiculturalismo e do ensino de português para surdos, a análise se concentra no Capítulo 2 do referido livro didático (Aprendendo a ser poeta). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com base bibliográfica e documental, realizada por um instrumento de análise chamado Questionário/Checklist (CRUZ, 2020) que possibilitou a verificação do material didático adotado para o ensino. A fundamentação teórica sustenta-se, principalmente, em (GOLDFELD, 2002) (HALL, 2020) (PERLIN, 2003), (ANDREIS-WITKOSKI; FILIETAZ, 2014), (CRUZ, PINTO 2021), (QUADROS, 2017), (SORRENTI, 2017), (SUTTON-SPENCE, 2014). Os resultados apontam que, apesar de o livro contemplar o conteúdo curricular proposto tendo níveis de dificuldades e necessidades de conhecimentos prévios necessários à série, é voltado para o aluno ouvinte, no que tange ao gênero textual poesia, contendo propostas que, em nenhum momento, perpassam a necessidade da criança surda, trazendo atividades excludentes para esse aprendiz. Dessa forma, diante dos resultados, considera-se a necessidade de uso de outras ferramentas, tecnologias, recursos e materiais, dedicados ao aluno surdo, para uma efetiva absorção de conteúdo. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Curso de pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1212 |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Colaborador: | Silva (Orientadora), Osilene Maria de Sá e Silva da |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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