Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1212Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Gisele Cristina | - | 
| dc.contributor.other | Silva (Orientadora), Osilene Maria de Sá e Silva da | - | 
| dc.date.accessioned | 2023-02-07T18:20:13Z | - | 
| dc.date.available | 2023-02-07T18:20:13Z | - | 
| dc.date.issued | 2022-07-27 | - | 
| dc.identifier.citation | SILVA, Gisele Cristina. Análise do gênero poesia em livro didático de Língua Portuguesa: foco nas necessidades do aprendiz surdo. Orientador: Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Curitiba , 2022. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1212 | - | 
| dc.description.abstract | Muitos docentes e estudantes surdos são desafiados a cada ano, quando recebem livros didáticos e percebem que muitos deles não atendem suas necessidades linguísticas, culturais e identitárias. Partindo desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo central analisar o livro “Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa" - indicado pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD - Secretaria de Educação do Estado do Paraná para estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental, como padrão para todos os alunos. Com base em amparos jurídicos a estudantes surdos, presentes no Decreto no 5.626/2005 e a Lei no 10.436/2002, na Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos e surdocegos (BRASIL, 2021), com relação ao cumprimento aos direitos resguardados e ao respeito à identidade linguística e cultural e em pesquisas que tratam da inclusão de alunos surdos, de multiculturalismo e do ensino de português para surdos, a análise se concentra no Capítulo 2 do referido livro didático (Aprendendo a ser poeta). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com base bibliográfica e documental, realizada por um instrumento de análise chamado Questionário/Checklist (CRUZ, 2020) que possibilitou a verificação do material didático adotado para o ensino. A fundamentação teórica sustenta-se, principalmente, em (GOLDFELD, 2002) (HALL, 2020) (PERLIN, 2003), (ANDREIS-WITKOSKI; FILIETAZ, 2014), (CRUZ, PINTO 2021), (QUADROS, 2017), (SORRENTI, 2017), (SUTTON-SPENCE, 2014). Os resultados apontam que, apesar de o livro contemplar o conteúdo curricular proposto tendo níveis de dificuldades e necessidades de conhecimentos prévios necessários à série, é voltado para o aluno ouvinte, no que tange ao gênero textual poesia, contendo propostas que, em nenhum momento, perpassam a necessidade da criança surda, trazendo atividades excludentes para esse aprendiz. Dessa forma, diante dos resultados, considera-se a necessidade de uso de outras ferramentas, tecnologias, recursos e materiais, dedicados ao aluno surdo, para uma efetiva absorção de conteúdo. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.publisher | INES | pt_BR | 
| dc.subject | Análise de material didático | pt_BR | 
| dc.subject | TCC | pt_BR | 
| dc.subject | Libras | pt_BR | 
| dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR | 
| dc.subject | Ensino para Surdos | pt_BR | 
| dc.subject | Poesia | pt_BR | 
| dc.subject | Checklist | pt_BR | 
| dc.title | Análise do gênero poesia em livro didático de Língua Portuguesa: foco nas necessidades do aprendiz surdo | pt_BR | 
| dc.type | Texto | pt_BR | 
| dc.type | Video | pt_BR | 
| dc.producer | INES | - | 
| dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR | 
| dc.description.general | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Curso de pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_Gisele Cristina Silva final.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 2,31 MB | Adobe PDF | Download/Abrir | 
| X2Download.app-Resumo em Libras TCC - Gisele Cristina Silva-(480p).mp4 | Resumo do TCC em LIBRAS | 17,58 MB | MP4 | Download/Abrir | 
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
     
    

