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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gisele Cristina-
dc.contributor.otherSilva (Orientadora), Osilene Maria de Sá e Silva da-
dc.date.accessioned2023-02-07T18:20:13Z-
dc.date.available2023-02-07T18:20:13Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.citationSILVA, Gisele Cristina. Análise do gênero poesia em livro didático de Língua Portuguesa: foco nas necessidades do aprendiz surdo. Orientador: Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Curitiba , 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1212-
dc.description.abstractMuitos docentes e estudantes surdos são desafiados a cada ano, quando recebem livros didáticos e percebem que muitos deles não atendem suas necessidades linguísticas, culturais e identitárias. Partindo desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo central analisar o livro “Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa" - indicado pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD - Secretaria de Educação do Estado do Paraná para estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental, como padrão para todos os alunos. Com base em amparos jurídicos a estudantes surdos, presentes no Decreto no 5.626/2005 e a Lei no 10.436/2002, na Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos e surdocegos (BRASIL, 2021), com relação ao cumprimento aos direitos resguardados e ao respeito à identidade linguística e cultural e em pesquisas que tratam da inclusão de alunos surdos, de multiculturalismo e do ensino de português para surdos, a análise se concentra no Capítulo 2 do referido livro didático (Aprendendo a ser poeta). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com base bibliográfica e documental, realizada por um instrumento de análise chamado Questionário/Checklist (CRUZ, 2020) que possibilitou a verificação do material didático adotado para o ensino. A fundamentação teórica sustenta-se, principalmente, em (GOLDFELD, 2002) (HALL, 2020) (PERLIN, 2003), (ANDREIS-WITKOSKI; FILIETAZ, 2014), (CRUZ, PINTO 2021), (QUADROS, 2017), (SORRENTI, 2017), (SUTTON-SPENCE, 2014). Os resultados apontam que, apesar de o livro contemplar o conteúdo curricular proposto tendo níveis de dificuldades e necessidades de conhecimentos prévios necessários à série, é voltado para o aluno ouvinte, no que tange ao gênero textual poesia, contendo propostas que, em nenhum momento, perpassam a necessidade da criança surda, trazendo atividades excludentes para esse aprendiz. Dessa forma, diante dos resultados, considera-se a necessidade de uso de outras ferramentas, tecnologias, recursos e materiais, dedicados ao aluno surdo, para uma efetiva absorção de conteúdo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectAnálise de material didáticopt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino para Surdospt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectChecklistpt_BR
dc.titleAnálise do gênero poesia em livro didático de Língua Portuguesa: foco nas necessidades do aprendiz surdopt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Curso de pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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