Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1206
Título: Inclusão e mediação do conhecimento científico em sala de aula com estudantes: Em foco a formação dos professores de Química na Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Autor(es): Catão, Vinicius
Soares, Charley Pereira
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação inclusiva;Educação de Surdos;Formação de Professores;Ensino de Química
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: CATÃO, Vinicius; SOARES, Charley Pereira . Inclusão e mediação do conhecimento científico em sala de aula com estudantes: Em foco a formação dos professores de Química na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 33, p. 22-35.
Resumo: O presente trabalho discute os desafios da inclusão e apresenta a percepção de um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sobre a capacitação para lidarem com as demandas atuais da educação inclusiva. Para tal, foi aplicado um questionário a quinze licenciandos que cursavam a disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II na UFV. Tendo em vista o contexto formativo nos cursos de licenciatura da UFV, é possível inferir que os licenciandos estão sendo preparados para estabelecerem uma interação básica com os estudantes surdos, considerando-se que cursam a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras). No entanto, a maioria destacou que mesmo depois de tê-la cursado, a dificuldade/limitação para se comunicar com os surdos é muito grande. Assim, conclui-se que o fato de as escolas regulares receberem estudantes surdos não as tornam inclusivas, pois estas ainda não possuem profissionais plenamente preparados para lidarem com as diferentes demandas e desafios colocados pela inclusão.
Descrição: In Arqueiro, n. 33, p. 22-35, 2016. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1032/923. Acesso em: 30/10/2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1206
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1032-Texto do Artigo-2792-1-10-20200620.pdfArtigo2,2 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons