Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1206
Título: | Inclusão e mediação do conhecimento científico em sala de aula com estudantes: Em foco a formação dos professores de Química na Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
Autor(es): | Catão, Vinicius Soares, Charley Pereira |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Educação inclusiva;Educação de Surdos;Formação de Professores;Ensino de Química |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | INES |
Citação: | CATÃO, Vinicius; SOARES, Charley Pereira . Inclusão e mediação do conhecimento científico em sala de aula com estudantes: Em foco a formação dos professores de Química na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 33, p. 22-35. |
Resumo: | O presente trabalho discute os desafios da inclusão e apresenta a percepção de um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sobre a capacitação para lidarem com as demandas atuais da educação inclusiva. Para tal, foi aplicado um questionário a quinze licenciandos que cursavam a disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II na UFV. Tendo em vista o contexto formativo nos cursos de licenciatura da UFV, é possível inferir que os licenciandos estão sendo preparados para estabelecerem uma interação básica com os estudantes surdos, considerando-se que cursam a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras). No entanto, a maioria destacou que mesmo depois de tê-la cursado, a dificuldade/limitação para se comunicar com os surdos é muito grande. Assim, conclui-se que o fato de as escolas regulares receberem estudantes surdos não as tornam inclusivas, pois estas ainda não possuem profissionais plenamente preparados para lidarem com as diferentes demandas e desafios colocados pela inclusão. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 33, p. 22-35, 2016. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1032/923. Acesso em: 30/10/2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1206 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1032-Texto do Artigo-2792-1-10-20200620.pdf | Artigo | 2,2 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons