Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCatão, Vinicius-
dc.contributor.authorSoares, Charley Pereira-
dc.date.accessioned2022-11-16T16:59:02Z-
dc.date.available2022-11-16T16:59:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCATÃO, Vinicius; SOARES, Charley Pereira . Inclusão e mediação do conhecimento científico em sala de aula com estudantes: Em foco a formação dos professores de Química na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 33, p. 22-35.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1206-
dc.description.abstractO presente trabalho discute os desafios da inclusão e apresenta a percepção de um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sobre a capacitação para lidarem com as demandas atuais da educação inclusiva. Para tal, foi aplicado um questionário a quinze licenciandos que cursavam a disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II na UFV. Tendo em vista o contexto formativo nos cursos de licenciatura da UFV, é possível inferir que os licenciandos estão sendo preparados para estabelecerem uma interação básica com os estudantes surdos, considerando-se que cursam a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras). No entanto, a maioria destacou que mesmo depois de tê-la cursado, a dificuldade/limitação para se comunicar com os surdos é muito grande. Assim, conclui-se que o fato de as escolas regulares receberem estudantes surdos não as tornam inclusivas, pois estas ainda não possuem profissionais plenamente preparados para lidarem com as diferentes demandas e desafios colocados pela inclusão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleInclusão e mediação do conhecimento científico em sala de aula com estudantes: Em foco a formação dos professores de Química na Universidade Federal de Viçosa (UFV)pt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 33, p. 22-35, 2016. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1032/923. Acesso em: 30/10/2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1032-Texto do Artigo-2792-1-10-20200620.pdfArtigo2,2 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons