Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Catão, Vinicius | - |
dc.contributor.author | Soares, Charley Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T16:59:02Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T16:59:02Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CATÃO, Vinicius; SOARES, Charley Pereira . Inclusão e mediação do conhecimento científico em sala de aula com estudantes: Em foco a formação dos professores de Química na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 33, p. 22-35. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1206 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute os desafios da inclusão e apresenta a percepção de um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sobre a capacitação para lidarem com as demandas atuais da educação inclusiva. Para tal, foi aplicado um questionário a quinze licenciandos que cursavam a disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II na UFV. Tendo em vista o contexto formativo nos cursos de licenciatura da UFV, é possível inferir que os licenciandos estão sendo preparados para estabelecerem uma interação básica com os estudantes surdos, considerando-se que cursam a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras). No entanto, a maioria destacou que mesmo depois de tê-la cursado, a dificuldade/limitação para se comunicar com os surdos é muito grande. Assim, conclui-se que o fato de as escolas regulares receberem estudantes surdos não as tornam inclusivas, pois estas ainda não possuem profissionais plenamente preparados para lidarem com as diferentes demandas e desafios colocados pela inclusão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Inclusão e mediação do conhecimento científico em sala de aula com estudantes: Em foco a formação dos professores de Química na Universidade Federal de Viçosa (UFV) | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 33, p. 22-35, 2016. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1032/923. Acesso em: 30/10/2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1032-Texto do Artigo-2792-1-10-20200620.pdf | Artigo | 2,2 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons