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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1199
Título: | Ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos na educação inclusiva por meio de material didático |
Autor(es): | Teixeira, Aline Thomaz de Oliveira |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Lingua Portuguesa;Educação de Surdos;Alunos surdos |
Data do documento: | Jun-2016 |
Editor: | INES |
Citação: | TEIXEIRA, Aline Thomaz de Oliveira. Ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos na educação inclusiva por meio de material didático. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 33, p. 8-21. |
Resumo: | A Lei 10.436/2002 e o Decreto 5.626/2005 preconizam o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para aprendizes surdos, trazendo desafios constantes para os docentes que precisam desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem eficazes para levar o aprendiz surdo a desenvolver suas habilidades de leitura e produção escrita. O presente trabalho é fruto de um pôster apresentado no Congresso INES de Portas Abertas (COINES) e tem como objetivo apresentar estratégias didáticas, elabo-radas para trabalhar leitura e escrita com um aluno surdo, em uma escola inclusiva da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. Como suporte teóri-co, são adotados pressupostos sobre a aplicação de diversas estratégias, recursos visuais e imagéticos que são de grande importância para aquisição da Língua Portuguesa (LP) e mediado pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua desse aprendiz (QUADROS, 2006; LODI, 2013; ALMEI-DA, SANTOS e LACERDA, 2015, entre outros). O corpus utilizado na Unidade Didática (UD), que contém atividades de leitura e escrita, foi o livro O pequeno príncipe (SAINT-EXUPÉRY, 1943) e as atividades envolvem fases de pré-leitura, leitura e produção escrita. Os resultados mostram a importância de estratégias diferenciadas de ensino para alunos surdos e os desafios do ensino de LP dentro de uma escola/turma inclusiva. Os diagnósticos positivos foram possibilitando e mostrando a notoriedade da diferença linguística no espaço escolar. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 33, p. 8-21, 2016. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1031/922. Acesso em: 30/10/2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1199 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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