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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Teixeira, Aline Thomaz de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-14T17:24:46Z | - |
dc.date.available | 2022-11-14T17:24:46Z | - |
dc.date.issued | 2016-06 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Aline Thomaz de Oliveira. Ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos na educação inclusiva por meio de material didático. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 33, p. 8-21. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1199 | - |
dc.description.abstract | A Lei 10.436/2002 e o Decreto 5.626/2005 preconizam o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para aprendizes surdos, trazendo desafios constantes para os docentes que precisam desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem eficazes para levar o aprendiz surdo a desenvolver suas habilidades de leitura e produção escrita. O presente trabalho é fruto de um pôster apresentado no Congresso INES de Portas Abertas (COINES) e tem como objetivo apresentar estratégias didáticas, elabo-radas para trabalhar leitura e escrita com um aluno surdo, em uma escola inclusiva da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. Como suporte teóri-co, são adotados pressupostos sobre a aplicação de diversas estratégias, recursos visuais e imagéticos que são de grande importância para aquisição da Língua Portuguesa (LP) e mediado pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua desse aprendiz (QUADROS, 2006; LODI, 2013; ALMEI-DA, SANTOS e LACERDA, 2015, entre outros). O corpus utilizado na Unidade Didática (UD), que contém atividades de leitura e escrita, foi o livro O pequeno príncipe (SAINT-EXUPÉRY, 1943) e as atividades envolvem fases de pré-leitura, leitura e produção escrita. Os resultados mostram a importância de estratégias diferenciadas de ensino para alunos surdos e os desafios do ensino de LP dentro de uma escola/turma inclusiva. Os diagnósticos positivos foram possibilitando e mostrando a notoriedade da diferença linguística no espaço escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Lingua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.title | Ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos na educação inclusiva por meio de material didático | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 33, p. 8-21, 2016. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1031/922. Acesso em: 30/10/2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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1031-Texto do Artigo-2789-1-10-20200620.pdf | Artigo | 4,81 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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