Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1198
Título: Processo de expansão lexical da Libras no ambiente acadêmico
Autor(es): Santos, Hadassa Rodrigues
Produtor: INES
Palavras-chave: Expansão lexical;Libras;Ambiente acadêmico
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: SANTOS, Hadassa Rodrigues. Processo de expansão lexical da Libras no ambiente acadêmico. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 33, p. 72-85, 2016.
Resumo: O presente artigo apresenta os postulados teórico-metodológicos da pesquisa desenvolvida por Santos (2016)1 sobre a expansão lexical da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir da análise de ocorrências neológicas emergentes no contexto acadêmico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC--MG), a fim de identificar processos que permitem a ampliação lexical na modalidade visuoespacial. Para tanto, ressaltou-se a relação entre os dados obtidos na pesquisa e a fundamentação teórica sobre a expansão lexical da Libras, apresentada por estudiosos do tema como Quadros e Karnopp (2004), Felipe (2006), Figueiredo Silva e Sell (2009), Faria-Nascimento (2009), Nascimento (2010), Pizzio (2011), Castro Júnior (2014), entre outros autores consultados. Contemplando o objetivo da pesquisa, os processos neológicos identificados no corpus foram classificados como “processos semânticos”, “processos composicionais”, “iconicidade”, “empréstimo estereotipado” e “empréstimos por transliteração”. Propôs-se ainda novo processo morfológico em Libras, sugerindo uma classificação inédita: a “ancoragem lexical”. Neste artigo, abordaremos, especificamente, esta nova proposta apresentada por Santos (2016). Pretende-se, com isso, oferecer subsídios para a compreensão da estrutura e do funcionamento do léxico da Libras, de línguas de sinais e, sob perspectiva mais abrangente, de línguas naturais.
Descrição: In Arqueiro, n. 33, p. 72-85, 2016. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1036/928. Acesso em: 6 nov. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1198
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1036-Texto do Artigo-2808-1-10-20200620.pdfArtigo2,6 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons