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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1195
Título: | O uso de histórias infantis como ferramenta criativa nas aulas de Artes Visuais com alunos surdos: uma experiência em Educação Ambiental |
Autor(es): | Varges, Aline Viana, Juliete Horowicz, Noemi Malheiros, Ricardo Mariani, Ruth Portella, Sandro Manes, Stella |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Histórias infantis;Artes visuais;Surdos;Alunos |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | INES |
Citação: | VARGES, A. et. al. O uso de histórias infantis como ferramenta criativa nas aulas de Artes Visuais com alunos surdos: uma experiência em Educação Ambiental. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 31, p. 32-40, 2015. |
Resumo: | A escola dos cidadãos deve ser aquela que constrói uma comunidade cooperativa , necessitando estar tolerante à diversidade, e demanda uma pedagogia voltada ao respeito das diferenças e ao intercâmbio contínuo entre professores e educandos, visando à sustentabilidade. A prática nas aulas de Artes Visuais, trabalhando as histórias infantis e os contos de fadas é importante para o desenvolvimento de um futuro leitor. A partir do "Era Uma Vez...” o aluno se transporta para um mundo da fantasia, onde a imaginação e a criatividade se encontram e se confluem, fazendo com que a “magia” da história domine o momento de aprendizagem. Os alunos surdos têm a Língua Brasileira de Sinais como sua primeira língua e, por esse motivo, necessitam que tais contos sejam adaptados à sua língua para que assimilem o conteúdo transmitido. Assim, este artigo busca relatar uma experiência realizada em uma sala de Artes, do Instituto Nacional de Educação de Surdos, com a participação de alunos de três turmas distintas do primeiro ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Neste projeto, descrevemos a importância dos livros infantis e dos contos de fadas para esses alunos, possibilitando a divulgação d a Literatura Surda, a fim de fazer comparações entre esta e a literatura adaptada, percebendo, assim, suas diferenças. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação crítica, considerando as ações dos participantes , sua perspectiva, seu sentido, mas não apenas para registro e posterior interpretação do pesquisador, como também o crescimento individual dos alunos, por meio da construção dos fantoches e suas casinhas com materiais reaproveitados: visando à Educação Ambiental . Encontramos como resultado a elaboração de várias histórias contadas de formas diferentes e vários brinquedos. Criativamente, encontramos novas respostas para desafios que passamos a perceber, reconhecer e utilizar, assim, a prática visando à sustentabilidade. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 31, p. 32-40, 2015. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1019/942. Acesso em: 4 nov. 2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1195 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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