Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Varges, Aline | - |
dc.contributor.author | Viana, Juliete | - |
dc.contributor.author | Horowicz, Noemi | - |
dc.contributor.author | Malheiros, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Mariani, Ruth | - |
dc.contributor.author | Portella, Sandro | - |
dc.contributor.author | Manes, Stella | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-13T19:13:01Z | - |
dc.date.available | 2022-11-13T19:13:01Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | VARGES, A. et. al. O uso de histórias infantis como ferramenta criativa nas aulas de Artes Visuais com alunos surdos: uma experiência em Educação Ambiental. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 31, p. 32-40, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1195 | - |
dc.description.abstract | A escola dos cidadãos deve ser aquela que constrói uma comunidade cooperativa , necessitando estar tolerante à diversidade, e demanda uma pedagogia voltada ao respeito das diferenças e ao intercâmbio contínuo entre professores e educandos, visando à sustentabilidade. A prática nas aulas de Artes Visuais, trabalhando as histórias infantis e os contos de fadas é importante para o desenvolvimento de um futuro leitor. A partir do "Era Uma Vez...” o aluno se transporta para um mundo da fantasia, onde a imaginação e a criatividade se encontram e se confluem, fazendo com que a “magia” da história domine o momento de aprendizagem. Os alunos surdos têm a Língua Brasileira de Sinais como sua primeira língua e, por esse motivo, necessitam que tais contos sejam adaptados à sua língua para que assimilem o conteúdo transmitido. Assim, este artigo busca relatar uma experiência realizada em uma sala de Artes, do Instituto Nacional de Educação de Surdos, com a participação de alunos de três turmas distintas do primeiro ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Neste projeto, descrevemos a importância dos livros infantis e dos contos de fadas para esses alunos, possibilitando a divulgação d a Literatura Surda, a fim de fazer comparações entre esta e a literatura adaptada, percebendo, assim, suas diferenças. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação crítica, considerando as ações dos participantes , sua perspectiva, seu sentido, mas não apenas para registro e posterior interpretação do pesquisador, como também o crescimento individual dos alunos, por meio da construção dos fantoches e suas casinhas com materiais reaproveitados: visando à Educação Ambiental . Encontramos como resultado a elaboração de várias histórias contadas de formas diferentes e vários brinquedos. Criativamente, encontramos novas respostas para desafios que passamos a perceber, reconhecer e utilizar, assim, a prática visando à sustentabilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Histórias infantis | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.title | O uso de histórias infantis como ferramenta criativa nas aulas de Artes Visuais com alunos surdos: uma experiência em Educação Ambiental | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 31, p. 32-40, 2015. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1019/942. Acesso em: 4 nov. 2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1019-Texto do Artigo-2853-1-10-20200620.pdf | Artigo | 2,25 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons