Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1193
Título: Estudo comparativo do léxico e sinais em relação à polissemia na Língua Portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais
Autor(es): Silva, Carla Pareto da
Produtor: INES
Palavras-chave: Língua Portuguesa;Língua Brasileira de Sinais;Libras;Educação
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: SILVA, Carla Pareto da. Estudo comparativo do léxico e sinais em relação à polissemia na Língua Portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 34, p. 8-15, 2016.
Resumo: O presente artigo pretende estudar a polissemia na Língua Portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus aspectos semânticos, levando em consideração suas implicações linguísticas, sendo de grande importância não somente para os estudos linguísticos da área de Língua Portuguesa, mas também para o processo de inserção do educando surdo na sociedade a partir do contexto de ensino de segunda língua. Para esse trabalho, foram selecionados alguns sinais da Libras, analisados em suas relações de polissemia com o português na tentativa de demonstrar a semelhança que existe entre elas na formação de sentido para o indivíduo surdo. Dessa forma, foi verificado que, assim como nas línguas orais, o sentido dos sinais na Libras se constitui pelo contexto, ou seja, pela identidade semântica. Nesse sentido, é importante compreender e analisar a Libras pelo rumo linguístico para possibilitar ao indivíduo surdo uma educação de qualidade, especificamente no ensino de Língua Portuguesa. Além de proporcionar a esse educando o reconhecimento da língua não-materna, visando à sua melhor compreensão e sobretudo o domínio da modalidade escrita.
Descrição: In Arqueiro, n. 34, p. 8-15, 2016. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1039/946. Acesso em: 15 out. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1193
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1039-Texto do Artigo-2885-1-10-20200620.pdfArtigo177,01 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons