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dc.contributor.authorSilva, Carla Pareto da-
dc.date.accessioned2022-10-22T21:07:06Z-
dc.date.available2022-10-22T21:07:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Pareto da. Estudo comparativo do léxico e sinais em relação à polissemia na Língua Portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 34, p. 8-15, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1193-
dc.description.abstractO presente artigo pretende estudar a polissemia na Língua Portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus aspectos semânticos, levando em consideração suas implicações linguísticas, sendo de grande importância não somente para os estudos linguísticos da área de Língua Portuguesa, mas também para o processo de inserção do educando surdo na sociedade a partir do contexto de ensino de segunda língua. Para esse trabalho, foram selecionados alguns sinais da Libras, analisados em suas relações de polissemia com o português na tentativa de demonstrar a semelhança que existe entre elas na formação de sentido para o indivíduo surdo. Dessa forma, foi verificado que, assim como nas línguas orais, o sentido dos sinais na Libras se constitui pelo contexto, ou seja, pela identidade semântica. Nesse sentido, é importante compreender e analisar a Libras pelo rumo linguístico para possibilitar ao indivíduo surdo uma educação de qualidade, especificamente no ensino de Língua Portuguesa. Além de proporcionar a esse educando o reconhecimento da língua não-materna, visando à sua melhor compreensão e sobretudo o domínio da modalidade escrita.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstudo comparativo do léxico e sinais em relação à polissemia na Língua Portuguesa e na Língua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 34, p. 8-15, 2016. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1039/946. Acesso em: 15 out. 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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