Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1192
Título: Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para Surdos: análise das práticas de ensino desenvolvidas em uma turma inclusiva
Autor(es): Jacinto, Carlos Antonio
Valadão, Michelle Nave
Produtor: INES
Palavras-chave: Língua Portuguesa;Bilinguismo;Alunos surdos
Data do documento: 2017
Editor: INES
Citação: JACINTO, Carlos Antonio; VALADÃO, Michelle Nave. Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para Surdos: análise das práticas de ensino desenvolvidas em uma turma inclusiva. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 35, p. 48-61, 2017.
Resumo: No Brasil, segundo os preceitos do bilinguismo, o ensino da Língua Portuguesa escrita para os surdos deve ser baseado em metodologias de segunda língua (L2) e desenvolvido a partir de suas experiências em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Partindo desses preceitos, o presente estudo investigou os processos de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita vivenciados por um aluno surdo em uma classe inclusiva, buscando analisar as metodologias de ensino empregadas pelas professoras regentes, e verificar o uso da Libras como L1 no processo de ensino do português como L2. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Para a coleta de dados, utilizou-se observação participante, diário de campo e análise documental. Os resultados demonstraram que, no referido processo, não houve a valorização da Libras como primeira língua (L1), nem o uso de metodologias de ensino da Língua Portuguesa pautadas em L2. Diante do mencionado, concluímos que as práticas de ensino da língua escrita, desenvolvidas na situação inclusiva, não atenderam à proposta bilíngue e não abarcaram as singularidades linguísticas e culturais do estudante surdo.
Descrição: In Arqueiro, n. 35, p. 48-61, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1059/973. Acesso em: 15 out. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1192
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1059-Texto do Artigo-2946-1-10-20200620.pdfArtigo2,99 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons