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    http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1192Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Jacinto, Carlos Antonio | - | 
| dc.contributor.author | Valadão, Michelle Nave | - | 
| dc.date.accessioned | 2022-10-22T20:56:30Z | - | 
| dc.date.available | 2022-10-22T20:56:30Z | - | 
| dc.date.issued | 2017 | - | 
| dc.identifier.citation | JACINTO, Carlos Antonio; VALADÃO, Michelle Nave. Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para Surdos: análise das práticas de ensino desenvolvidas em uma turma inclusiva. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 35, p. 48-61, 2017. | pt_BR | 
| dc.identifier.issn | 1518-2495 | - | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1192 | - | 
| dc.description.abstract | No Brasil, segundo os preceitos do bilinguismo, o ensino da Língua Portuguesa escrita para os surdos deve ser baseado em metodologias de segunda língua (L2) e desenvolvido a partir de suas experiências em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Partindo desses preceitos, o presente estudo investigou os processos de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita vivenciados por um aluno surdo em uma classe inclusiva, buscando analisar as metodologias de ensino empregadas pelas professoras regentes, e verificar o uso da Libras como L1 no processo de ensino do português como L2. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Para a coleta de dados, utilizou-se observação participante, diário de campo e análise documental. Os resultados demonstraram que, no referido processo, não houve a valorização da Libras como primeira língua (L1), nem o uso de metodologias de ensino da Língua Portuguesa pautadas em L2. Diante do mencionado, concluímos que as práticas de ensino da língua escrita, desenvolvidas na situação inclusiva, não atenderam à proposta bilíngue e não abarcaram as singularidades linguísticas e culturais do estudante surdo. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.publisher | INES | pt_BR | 
| dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR | 
| dc.subject | Bilinguismo | pt_BR | 
| dc.subject | Alunos surdos | pt_BR | 
| dc.title | Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para Surdos: análise das práticas de ensino desenvolvidas em uma turma inclusiva | pt_BR | 
| dc.type | Texto | pt_BR | 
| dc.producer | INES | - | 
| dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR | 
| dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR | 
| dc.description.general | In Arqueiro, n. 35, p. 48-61, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1059/973. Acesso em: 15 out. 2022. | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1059-Texto do Artigo-2946-1-10-20200620.pdf | Artigo | 2,99 MB | Adobe PDF | Download/Abrir | 
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