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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJacinto, Carlos Antonio-
dc.contributor.authorValadão, Michelle Nave-
dc.date.accessioned2022-10-22T20:56:30Z-
dc.date.available2022-10-22T20:56:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationJACINTO, Carlos Antonio; VALADÃO, Michelle Nave. Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para Surdos: análise das práticas de ensino desenvolvidas em uma turma inclusiva. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 35, p. 48-61, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1192-
dc.description.abstractNo Brasil, segundo os preceitos do bilinguismo, o ensino da Língua Portuguesa escrita para os surdos deve ser baseado em metodologias de segunda língua (L2) e desenvolvido a partir de suas experiências em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Partindo desses preceitos, o presente estudo investigou os processos de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita vivenciados por um aluno surdo em uma classe inclusiva, buscando analisar as metodologias de ensino empregadas pelas professoras regentes, e verificar o uso da Libras como L1 no processo de ensino do português como L2. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Para a coleta de dados, utilizou-se observação participante, diário de campo e análise documental. Os resultados demonstraram que, no referido processo, não houve a valorização da Libras como primeira língua (L1), nem o uso de metodologias de ensino da Língua Portuguesa pautadas em L2. Diante do mencionado, concluímos que as práticas de ensino da língua escrita, desenvolvidas na situação inclusiva, não atenderam à proposta bilíngue e não abarcaram as singularidades linguísticas e culturais do estudante surdo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem da Língua Portuguesa para Surdos: análise das práticas de ensino desenvolvidas em uma turma inclusivapt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 35, p. 48-61, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1059/973. Acesso em: 15 out. 2022.pt_BR
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