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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1189
Título: | Festival de Parintins: uma proposta de unidade cidática (UD) para ensino de Língua Portuguesa como segunda língua |
Autor(es): | Rossi, Helena Nunes, Leila Portella, Sandro Merçon, Thays |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental;Língua Portuguesa;Região Norte;Festival |
Data do documento: | Dez-2016 |
Editor: | INES |
Citação: | ROSSI, Helena; NUNES, Leila; Portella, Sandro; Merçon, Thays. Festival de Parintins: uma proposta de unidade cidática (UD) para ensino de Língua Portuguesa como segunda língua. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 35, p. 16-23. |
Resumo: | O presente estudo visa à produção de Unidade Didática direcionada ao terceiro ano do ensino fundamental, na perspectiva do ensino da Língua Portuguesa escrita enquanto segunda língua (L2). Ao abordar o Festival de Parintins, a Unidade permite aos alunos conhecerem os elementos culturais da Região Norte através de mapas e atividades desenvolvedoras de vocabulário, leitura e escrita, em uma elaboração conjunta através das seguintes etapas: 1) levantamento de dados da realidade dos alunos como ponto de partida para aprendizagem; 2) expansão do vocabulário e; 3) conceituação interdisciplinar dos conteú-dos a serem assimilados. A verificação do vocabulário e da escrita em Língua Portu-guesa será realizada em sala de aula, por meio de atividades lúdicas, individuais e coletivas. Em Língua Brasileira de Sinais (Libras), indaga-se aos estudantes sobre o Festival de Parintins, e, mediante suas respostas, anotam-se as palavras-chave na lousa, utilizando-se conjuntamente a Libras e o português escrito. Posteriormente, com o mapa do Brasil, os alunos recebem imagens da festividade legendadas em português, para que as colem na região geográfica correspondente ao local da festa. Em seguida, utilizam-se palavras cruzadas com elementos da festa representados por imagens, onde os estudantes, por meio da observação das imagens, escrevem as palavras correspondentes a elas. Por fim, em fitas azuis e vermelhas, serão apresentados nomes dos personagens da festa e os estudantes escolherão aqueles que irão representar, produzindo uma encenação do Festival com um enredo construído por eles. Desta forma, partindo da Libras e do letramento visual, a Unidade Didática busca, por meio da interdisciplinaridade, construir conhecimento no campo da Língua Portuguesa, História e Geografia. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 35, p. 16-23, 2016. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1040/948. Acesso em: 22/10/2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1189 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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