Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRossi, Helena-
dc.contributor.authorNunes, Leila-
dc.contributor.authorPortella, Sandro-
dc.contributor.authorMerçon, Thays-
dc.date.accessioned2022-10-22T13:57:15Z-
dc.date.available2022-10-22T13:57:15Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationROSSI, Helena; NUNES, Leila; Portella, Sandro; Merçon, Thays. Festival de Parintins: uma proposta de unidade cidática (UD) para ensino de Língua Portuguesa como segunda língua. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 35, p. 16-23.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1189-
dc.description.abstractO presente estudo visa à produção de Unidade Didática direcionada ao terceiro ano do ensino fundamental, na perspectiva do ensino da Língua Portuguesa escrita enquanto segunda língua (L2). Ao abordar o Festival de Parintins, a Unidade permite aos alunos conhecerem os elementos culturais da Região Norte através de mapas e atividades desenvolvedoras de vocabulário, leitura e escrita, em uma elaboração conjunta através das seguintes etapas: 1) levantamento de dados da realidade dos alunos como ponto de partida para aprendizagem; 2) expansão do vocabulário e; 3) conceituação interdisciplinar dos conteú-dos a serem assimilados. A verificação do vocabulário e da escrita em Língua Portu-guesa será realizada em sala de aula, por meio de atividades lúdicas, individuais e coletivas. Em Língua Brasileira de Sinais (Libras), indaga-se aos estudantes sobre o Festival de Parintins, e, mediante suas respostas, anotam-se as palavras-chave na lousa, utilizando-se conjuntamente a Libras e o português escrito. Posteriormente, com o mapa do Brasil, os alunos recebem imagens da festividade legendadas em português, para que as colem na região geográfica correspondente ao local da festa. Em seguida, utilizam-se palavras cruzadas com elementos da festa representados por imagens, onde os estudantes, por meio da observação das imagens, escrevem as palavras correspondentes a elas. Por fim, em fitas azuis e vermelhas, serão apresentados nomes dos personagens da festa e os estudantes escolherão aqueles que irão representar, produzindo uma encenação do Festival com um enredo construído por eles. Desta forma, partindo da Libras e do letramento visual, a Unidade Didática busca, por meio da interdisciplinaridade, construir conhecimento no campo da Língua Portuguesa, História e Geografia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectRegião Nortept_BR
dc.subjectFestivalpt_BR
dc.titleFestival de Parintins: uma proposta de unidade cidática (UD) para ensino de Língua Portuguesa como segunda línguapt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 35, p. 16-23, 2016. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1040/948. Acesso em: 22/10/2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1040-Texto do Artigo-2890-1-10-20200620.pdfArtigo217,93 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons