Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1181
Título: | Prática de leitura literária do Poeminha do Contra, de Mario Quintana para leitores Surdos |
Autor(es): | Cardoso Junior, Waldemar dos Santos Cunha, Valéria Teixeira da |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Surdos;Leitura literária;Libras;Poesia |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | INES |
Citação: | CARDOSO JUNIOR; Waldemar dos Santos; CUNHA, Valéria Teixeira da. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 84-97, 2018. |
Resumo: | As atividades que envolvem leitura literária na esfera educacional têm como finalidade levar o aluno a construir sentidos sobre aquilo que lê, e a perceber o modo como o texto diz o que diz (LA-JOLO, 2000). Para tanto, requerem que o leitor percorra três etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as práticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poético Poeminha do contra, de Mário Quintana, no projeto extensionista Ateliê de poesia para surdos. E tem como objetivos específicos: a) apresentar estratégias de ensino de leitura do Poeminha do contra ministrada na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e vídeos, ocorreu de maio a agosto de 2017, na Universidade Federal do Pará. Participaram desse estudo oito surdos e a equipe técnica. As categorias de análise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulário e (iii) compreensão leitora compartilhada (iv) experiências estéticas em Libras. Os resultados demostram que, por meio da leitura literária e do discurso em Libras, o surdo é capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experiências estéticas poéticas e expressar sua subjetividade. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 38, p. 84-97, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1106/1025. Acesso em: 18 set. 2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1181 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1106-Texto do Artigo-3053-1-10-20200620.pdf | Artigo | 3,4 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons