Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1181
Título: Prática de leitura literária do Poeminha do Contra, de Mario Quintana para leitores Surdos
Autor(es): Cardoso Junior, Waldemar dos Santos
Cunha, Valéria Teixeira da
Produtor: INES
Palavras-chave: Surdos;Leitura literária;Libras;Poesia
Data do documento: 2018
Editor: INES
Citação: CARDOSO JUNIOR; Waldemar dos Santos; CUNHA, Valéria Teixeira da. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 84-97, 2018.
Resumo: As atividades que envolvem leitura literária na esfera educacional têm como finalidade levar o aluno a construir sentidos sobre aquilo que lê, e a perceber o modo como o texto diz o que diz (LA-JOLO, 2000). Para tanto, requerem que o leitor percorra três etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as práticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poético Poeminha do contra, de Mário Quintana, no projeto extensionista Ateliê de poesia para surdos. E tem como objetivos específicos: a) apresentar estratégias de ensino de leitura do Poeminha do contra ministrada na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e vídeos, ocorreu de maio a agosto de 2017, na Universidade Federal do Pará. Participaram desse estudo oito surdos e a equipe técnica. As categorias de análise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulário e (iii) compreensão leitora compartilhada (iv) experiências estéticas em Libras. Os resultados demostram que, por meio da leitura literária e do discurso em Libras, o surdo é capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experiências estéticas poéticas e expressar sua subjetividade.
Descrição: In Arqueiro, n. 38, p. 84-97, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1106/1025. Acesso em: 18 set. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1181
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1106-Texto do Artigo-3053-1-10-20200620.pdfArtigo3,4 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons