Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso Junior, Waldemar dos Santos | - |
dc.contributor.author | Cunha, Valéria Teixeira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T21:15:46Z | - |
dc.date.available | 2022-10-21T21:15:46Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO JUNIOR; Waldemar dos Santos; CUNHA, Valéria Teixeira da. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 84-97, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1181 | - |
dc.description.abstract | As atividades que envolvem leitura literária na esfera educacional têm como finalidade levar o aluno a construir sentidos sobre aquilo que lê, e a perceber o modo como o texto diz o que diz (LA-JOLO, 2000). Para tanto, requerem que o leitor percorra três etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as práticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poético Poeminha do contra, de Mário Quintana, no projeto extensionista Ateliê de poesia para surdos. E tem como objetivos específicos: a) apresentar estratégias de ensino de leitura do Poeminha do contra ministrada na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e vídeos, ocorreu de maio a agosto de 2017, na Universidade Federal do Pará. Participaram desse estudo oito surdos e a equipe técnica. As categorias de análise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulário e (iii) compreensão leitora compartilhada (iv) experiências estéticas em Libras. Os resultados demostram que, por meio da leitura literária e do discurso em Libras, o surdo é capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experiências estéticas poéticas e expressar sua subjetividade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.title | Prática de leitura literária do Poeminha do Contra, de Mario Quintana para leitores Surdos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 38, p. 84-97, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1106/1025. Acesso em: 18 set. 2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1106-Texto do Artigo-3053-1-10-20200620.pdf | Artigo | 3,4 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons