Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1179
Título: | Letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educação bilíngue de surdos |
Título(s) alternativo(s): | The plurilingual, intercultural and plurithecnological literacy in the mark of the bilingual deaf education |
Autor(es): | Peluso, Leonardo |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Educação de Surdos |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | INES |
Citação: | PELUSO, Leonardo. Letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educação bilíngue de surdos = The plurilingual, intercultural and plurithecnological literacy in the mark of the bilingual deaf education. Tradução de Tiago Ribeiro. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 23-31, 2016. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/408/386. Acesso em: 24 ago. 2022. |
Resumo: | O presente texto discute sobre o conceito de letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educaçãobilíngue para surdos no Uruguai. Apresenta um breve recorrido pelo percurso da educação de surdos nesse país, mostrando os desafios enfrentados quanto à implementação de uma educação bilíngue para surdos que reconhece e legitima a língua de sinais e a cultura surda como centrais no currículo. Ainda, o texto revela a transformação sofrida pela língua de sinais uruguaia, tendo em vista a construção de léxicos específicos em diferentes áreas do conhecimento, bem como a influência das tecnologias para essa construção e difusão como algo positivo para escolarização dos surdos. Finalmente, o texto sustenta a ideia de uma escola para surdos que trabalhe a formação do sujeito nas dimensões cognitivas, éticas, políticas e corporais, congregando o que é próprio do grupo minoritário, sem esquecer de oferecer aos estudantes o que é, também, específico das comunidades autodenominadas padrão (a língua escrita, por exemplo). |
Descrição: | In Forum, n. 34, p. 23-31, 2016. Vídeo resumo em Libras. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1179 |
ISSN: | 1518-2509 2525-6211 (digital) |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Colaborador: | Ribeiro, Tiago (Trad.) |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
408-Texto do Artigo-1163-1-10-20200610.pdf | Artigo | 188,61 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
Letramento Plurilíngue, Intercultural e Pluritecnológico no Marco da Educação Bilíngue de Surdos..mp4 | Vídeo resumo em Libras | 28,96 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons