Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1179
Título: Letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educação bilíngue de surdos
Título(s) alternativo(s): The plurilingual, intercultural and plurithecnological literacy in the mark of the bilingual deaf education
Autor(es): Peluso, Leonardo
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: PELUSO, Leonardo. Letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educação bilíngue de surdos = The plurilingual, intercultural and plurithecnological literacy in the mark of the bilingual deaf education. Tradução de Tiago Ribeiro. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 23-31, 2016. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/408/386. Acesso em: 24 ago. 2022.
Resumo: O presente texto discute sobre o conceito de letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educaçãobilíngue para surdos no Uruguai. Apresenta um breve recorrido pelo percurso da educação de surdos nesse país, mostrando os desafios enfrentados quanto à implementação de uma educação bilíngue para surdos que reconhece e legitima a língua de sinais e a cultura surda como centrais no currículo. Ainda, o texto revela a transformação sofrida pela língua de sinais uruguaia, tendo em vista a construção de léxicos específicos em diferentes áreas do conhecimento, bem como a influência das tecnologias para essa construção e difusão como algo positivo para escolarização dos surdos. Finalmente, o texto sustenta a ideia de uma escola para surdos que trabalhe a formação do sujeito nas dimensões cognitivas, éticas, políticas e corporais, congregando o que é próprio do grupo minoritário, sem esquecer de oferecer aos estudantes o que é, também, específico das comunidades autodenominadas padrão (a língua escrita, por exemplo).
Descrição: In Forum, n. 34, p. 23-31, 2016. Vídeo resumo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1179
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Colaborador: Ribeiro, Tiago (Trad.)
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
408-Texto do Artigo-1163-1-10-20200610.pdfArtigo188,61 kBAdobe PDFDownload/Abrir
Letramento Plurilíngue, Intercultural e Pluritecnológico no Marco da Educação Bilíngue de Surdos..mp4Vídeo resumo em Libras28,96 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox


Video Player
Error loading this resource

Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons