Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1179
Título: Letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educação bilíngue de surdos
Título(s) alternativo(s): The plurilingual, intercultural and plurithecnological literacy in the mark of the bilingual deaf education
Autor(es): Peluso, Leonardo
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: PELUSO, Leonardo. Letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educação bilíngue de surdos = The plurilingual, intercultural and plurithecnological literacy in the mark of the bilingual deaf education. Tradução de Tiago Ribeiro. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 23-31, 2016. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/408/386. Acesso em: 24 ago. 2022.
Resumo: O presente texto discute sobre o conceito de letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educaçãobilíngue para surdos no Uruguai. Apresenta um breve recorrido pelo percurso da educação de surdos nesse país, mostrando os desafios enfrentados quanto à implementação de uma educação bilíngue para surdos que reconhece e legitima a língua de sinais e a cultura surda como centrais no currículo. Ainda, o texto revela a transformação sofrida pela língua de sinais uruguaia, tendo em vista a construção de léxicos específicos em diferentes áreas do conhecimento, bem como a influência das tecnologias para essa construção e difusão como algo positivo para escolarização dos surdos. Finalmente, o texto sustenta a ideia de uma escola para surdos que trabalhe a formação do sujeito nas dimensões cognitivas, éticas, políticas e corporais, congregando o que é próprio do grupo minoritário, sem esquecer de oferecer aos estudantes o que é, também, específico das comunidades autodenominadas padrão (a língua escrita, por exemplo).
Descrição: In Forum, n. 34, p. 23-31, 2016. Vídeo resumo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1179
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Colaborador: Ribeiro, Tiago (Trad.)
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
408-Texto do Artigo-1163-1-10-20200610.pdfArtigo188,61 kBAdobe PDFDownload/Abrir
Letramento Plurilíngue, Intercultural e Pluritecnológico no Marco da Educação Bilíngue de Surdos..mp4Vídeo resumo em Libras28,96 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons