Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1179Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Peluso, Leonardo | - | 
| dc.contributor.other | Ribeiro, Tiago (Trad.) | - | 
| dc.date.accessioned | 2022-10-21T21:09:06Z | - | 
| dc.date.available | 2022-10-21T21:09:06Z | - | 
| dc.date.issued | 2016 | - | 
| dc.identifier.citation | PELUSO, Leonardo. Letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educação bilíngue de surdos = The plurilingual, intercultural and plurithecnological literacy in the mark of the bilingual deaf education. Tradução de Tiago Ribeiro. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 23-31, 2016. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/408/386. Acesso em: 24 ago. 2022. | pt_BR | 
| dc.identifier.issn | 1518-2509 | - | 
| dc.identifier.issn | 2525-6211 (digital) | - | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1179 | - | 
| dc.description.abstract | O presente texto discute sobre o conceito de letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educaçãobilíngue para surdos no Uruguai. Apresenta um breve recorrido pelo percurso da educação de surdos nesse país, mostrando os desafios enfrentados quanto à implementação de uma educação bilíngue para surdos que reconhece e legitima a língua de sinais e a cultura surda como centrais no currículo. Ainda, o texto revela a transformação sofrida pela língua de sinais uruguaia, tendo em vista a construção de léxicos específicos em diferentes áreas do conhecimento, bem como a influência das tecnologias para essa construção e difusão como algo positivo para escolarização dos surdos. Finalmente, o texto sustenta a ideia de uma escola para surdos que trabalhe a formação do sujeito nas dimensões cognitivas, éticas, políticas e corporais, congregando o que é próprio do grupo minoritário, sem esquecer de oferecer aos estudantes o que é, também, específico das comunidades autodenominadas padrão (a língua escrita, por exemplo). | pt_BR | 
| dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.publisher | INES | pt_BR | 
| dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR | 
| dc.title | Letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educação bilíngue de surdos | pt_BR | 
| dc.title.alternative | The plurilingual, intercultural and plurithecnological literacy in the mark of the bilingual deaf education | pt_BR | 
| dc.type | Texto | pt_BR | 
| dc.type | Video | pt_BR | 
| dc.producer | INES | - | 
| dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR | 
| dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR | 
| dc.description.general | In Forum, n. 34, p. 23-31, 2016. Vídeo resumo em Libras. | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 408-Texto do Artigo-1163-1-10-20200610.pdf | Artigo | 188,61 kB | Adobe PDF | Download/Abrir | 
| Letramento Plurilíngue, Intercultural e Pluritecnológico no Marco da Educação Bilíngue de Surdos..mp4 | Vídeo resumo em Libras | 28,96 MB | MP4 | Download/Abrir | 
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
     
    

