Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPeluso, Leonardo-
dc.contributor.otherRibeiro, Tiago (Trad.)-
dc.date.accessioned2022-10-21T21:09:06Z-
dc.date.available2022-10-21T21:09:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPELUSO, Leonardo. Letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educação bilíngue de surdos = The plurilingual, intercultural and plurithecnological literacy in the mark of the bilingual deaf education. Tradução de Tiago Ribeiro. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 23-31, 2016. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/408/386. Acesso em: 24 ago. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1179-
dc.description.abstractO presente texto discute sobre o conceito de letramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educaçãobilíngue para surdos no Uruguai. Apresenta um breve recorrido pelo percurso da educação de surdos nesse país, mostrando os desafios enfrentados quanto à implementação de uma educação bilíngue para surdos que reconhece e legitima a língua de sinais e a cultura surda como centrais no currículo. Ainda, o texto revela a transformação sofrida pela língua de sinais uruguaia, tendo em vista a construção de léxicos específicos em diferentes áreas do conhecimento, bem como a influência das tecnologias para essa construção e difusão como algo positivo para escolarização dos surdos. Finalmente, o texto sustenta a ideia de uma escola para surdos que trabalhe a formação do sujeito nas dimensões cognitivas, éticas, políticas e corporais, congregando o que é próprio do grupo minoritário, sem esquecer de oferecer aos estudantes o que é, também, específico das comunidades autodenominadas padrão (a língua escrita, por exemplo).pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.titleLetramento plurilíngue, intercultural e pluritecnológico no marco da educação bilíngue de surdospt_BR
dc.title.alternativeThe plurilingual, intercultural and plurithecnological literacy in the mark of the bilingual deaf educationpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 34, p. 23-31, 2016. Vídeo resumo em Libras.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
408-Texto do Artigo-1163-1-10-20200610.pdfArtigo188,61 kBAdobe PDFDownload/Abrir
Letramento Plurilíngue, Intercultural e Pluritecnológico no Marco da Educação Bilíngue de Surdos..mp4Vídeo resumo em Libras28,96 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons