Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1177
Título: A construção do plano educacional individualização como ferramenta de inclusão do aluno surdo com comprometimentos no CAP/INES
Autor(es): Costa, Dora
Marques, Flavia
Silva, Keila
Produtor: INES
Palavras-chave: Inclusão;Educação de Surdos
Data do documento: 2018
Citação: COSTA, Dora; MARQUES, Flavia; SILVA, Keila. A construção do plano educacional individualização como ferramenta de inclusão do aluno surdo com comprometimentos no CAP/INES. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 14-22.
Resumo: Neste artigo, as autoras propõem uma reflexão acerca da necessidade de repensar e até ressignificar o ambiente escolar, tornando-o agregador e, de fato, inclusivo. Apesar de leis e documentos que garantem o direito à educação para todos, ainda é possível encontrar barreiras que precisam ser desmistificadas. Também é preciso assegurar um currículo escolar acessível, que leve em consideração as necessidades individuais do educando. Considerando isso, o presente estudo, resultado de um trabalho conjunto e de muito esforço em prol do desenvolvimento acadêmico e social do aluno surdo com necessidades educacionais especiais, descreve as etapas de construção do Plano Educacional Individualizado (PEI) no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/INES).
Descrição: In Arqueiro, n. 38, p. 14-22, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1083/1029. Acesso em: 118/09/2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1177
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1083-Texto do Artigo-3061-1-10-20200620.pdfArtigo4,76 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons