Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Dora-
dc.contributor.authorMarques, Flavia-
dc.contributor.authorSilva, Keila-
dc.date.accessioned2022-10-21T21:04:04Z-
dc.date.available2022-10-21T21:04:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOSTA, Dora; MARQUES, Flavia; SILVA, Keila. A construção do plano educacional individualização como ferramenta de inclusão do aluno surdo com comprometimentos no CAP/INES. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 14-22.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1177-
dc.description.abstractNeste artigo, as autoras propõem uma reflexão acerca da necessidade de repensar e até ressignificar o ambiente escolar, tornando-o agregador e, de fato, inclusivo. Apesar de leis e documentos que garantem o direito à educação para todos, ainda é possível encontrar barreiras que precisam ser desmistificadas. Também é preciso assegurar um currículo escolar acessível, que leve em consideração as necessidades individuais do educando. Considerando isso, o presente estudo, resultado de um trabalho conjunto e de muito esforço em prol do desenvolvimento acadêmico e social do aluno surdo com necessidades educacionais especiais, descreve as etapas de construção do Plano Educacional Individualizado (PEI) no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/INES).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.titleA construção do plano educacional individualização como ferramenta de inclusão do aluno surdo com comprometimentos no CAP/INESpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 38, p. 14-22, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1083/1029. Acesso em: 118/09/2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1083-Texto do Artigo-3061-1-10-20200620.pdfArtigo4,76 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons