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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1176
Título: | Uma história, diversas possibilidades : o trabalho com gênero da literatura Infantil sob uma perspectiva de ensino bilíngue para surdos no 1º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Fortes, Camila Ribeiro, Hérica |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Letramento visual;Educação de Surdos;Chapeuzinho vermelho;Estratégias de ensino;Literatura infantil |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | INES |
Citação: | FORTES, Camila; RIBEIRO, Hérica. Uma história, diversas possibilidades : o trabalho com gênero da literatura Infantil sob uma perspectiva de ensino bilíngue para surdos no 1º ano do ensino fundamental. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 44-56. |
Resumo: | O presente artigo traz o relato de uma experiência educacional com duas turmas do 1º ano das séries iniciais do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de surdos – Cap INES, tendo como ponto de partida a utilização da história do gênero da literatura infantil “Chapeuzinho vermelho”. Com objetivo de relatar as estratégias pedagógicas desenvolvidas sob uma perspectiva bilíngue para surdos, e considerando as etapas de ensino por gêneros textuais, como propõe Ramos (2004), desenvolvemos nosso trabalho utilizando as três fases denominadas pela autora: apresentação, detalhamento e aplicação. Nossa motivação inicial para o trabalho com histórias infantis se deu por percebermos que os alunos não se interessavam por livros e, devido à grande dificuldade em obter a atenção deles durante a contação de histórias, sentimos a necessidade de elaborar estratégias que despertassem o interesse para o gênero literário infantil e que pudessem promover o desenvolvimento linguístico dos estudantes surdos. Os resultados até o momento são exitosos e parciais, pois percebemos que os estudantes passaram a se interessar por histórias infantis, assim como o reconto das mesmas, no qual os discentes por vezes modificam o enredo e/ou criam hipóteses sobre as histórias. Concluímos que devemos dar prosseguimento ao trabalho com títulos infantis, proporcionando a ampliação de práticas de discurso dos estudantes surdos. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 38, p. 44-56, 2018. Originalmente publicada em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1103/1022. Acesso em: 18/09/2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1176 |
ISSN: | 1518-2509 2525-6211 (digital) |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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