Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFortes, Camila-
dc.contributor.authorRibeiro, Hérica-
dc.date.accessioned2022-10-21T21:02:03Z-
dc.date.available2022-10-21T21:02:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFORTES, Camila; RIBEIRO, Hérica. Uma história, diversas possibilidades : o trabalho com gênero da literatura Infantil sob uma perspectiva de ensino bilíngue para surdos no 1º ano do ensino fundamental. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 44-56.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1176-
dc.description.abstractO presente artigo traz o relato de uma experiência educacional com duas turmas do 1º ano das séries iniciais do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de surdos – Cap INES, tendo como ponto de partida a utilização da história do gênero da literatura infantil “Chapeuzinho vermelho”. Com objetivo de relatar as estratégias pedagógicas desenvolvidas sob uma perspectiva bilíngue para surdos, e considerando as etapas de ensino por gêneros textuais, como propõe Ramos (2004), desenvolvemos nosso trabalho utilizando as três fases denominadas pela autora: apresentação, detalhamento e aplicação. Nossa motivação inicial para o trabalho com histórias infantis se deu por percebermos que os alunos não se interessavam por livros e, devido à grande dificuldade em obter a atenção deles durante a contação de histórias, sentimos a necessidade de elaborar estratégias que despertassem o interesse para o gênero literário infantil e que pudessem promover o desenvolvimento linguístico dos estudantes surdos. Os resultados até o momento são exitosos e parciais, pois percebemos que os estudantes passaram a se interessar por histórias infantis, assim como o reconto das mesmas, no qual os discentes por vezes modificam o enredo e/ou criam hipóteses sobre as histórias. Concluímos que devemos dar prosseguimento ao trabalho com títulos infantis, proporcionando a ampliação de práticas de discurso dos estudantes surdos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectChapeuzinho vermelhopt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleUma história, diversas possibilidades : o trabalho com gênero da literatura Infantil sob uma perspectiva de ensino bilíngue para surdos no 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 38, p. 44-56, 2018. Originalmente publicada em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1103/1022. Acesso em: 18/09/2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1103-Texto do Artigo-3046-1-10-20200620.pdfArtigo6,85 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons