Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fortes, Camila | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Hérica | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T21:02:03Z | - |
dc.date.available | 2022-10-21T21:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FORTES, Camila; RIBEIRO, Hérica. Uma história, diversas possibilidades : o trabalho com gênero da literatura Infantil sob uma perspectiva de ensino bilíngue para surdos no 1º ano do ensino fundamental. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 44-56. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2509 | - |
dc.identifier.issn | 2525-6211 (digital) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1176 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo traz o relato de uma experiência educacional com duas turmas do 1º ano das séries iniciais do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de surdos – Cap INES, tendo como ponto de partida a utilização da história do gênero da literatura infantil “Chapeuzinho vermelho”. Com objetivo de relatar as estratégias pedagógicas desenvolvidas sob uma perspectiva bilíngue para surdos, e considerando as etapas de ensino por gêneros textuais, como propõe Ramos (2004), desenvolvemos nosso trabalho utilizando as três fases denominadas pela autora: apresentação, detalhamento e aplicação. Nossa motivação inicial para o trabalho com histórias infantis se deu por percebermos que os alunos não se interessavam por livros e, devido à grande dificuldade em obter a atenção deles durante a contação de histórias, sentimos a necessidade de elaborar estratégias que despertassem o interesse para o gênero literário infantil e que pudessem promover o desenvolvimento linguístico dos estudantes surdos. Os resultados até o momento são exitosos e parciais, pois percebemos que os estudantes passaram a se interessar por histórias infantis, assim como o reconto das mesmas, no qual os discentes por vezes modificam o enredo e/ou criam hipóteses sobre as histórias. Concluímos que devemos dar prosseguimento ao trabalho com títulos infantis, proporcionando a ampliação de práticas de discurso dos estudantes surdos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Chapeuzinho vermelho | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | Uma história, diversas possibilidades : o trabalho com gênero da literatura Infantil sob uma perspectiva de ensino bilíngue para surdos no 1º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 38, p. 44-56, 2018. Originalmente publicada em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1103/1022. Acesso em: 18/09/2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1103-Texto do Artigo-3046-1-10-20200620.pdf | Artigo | 6,85 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons