Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1171
Título: | Contribuições da teoria das representações sociais para o estudo da identidade profissional dos tradutores/intérpretes de Libras |
Autor(es): | Mandriola, Vanessa |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Tradutor-intérprete de Libras;Teoria das Representações Sociais;Libras |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | INES |
Citação: | MANDRIOLA, Vanessa. Contribuições da teoria das representações sociais para o estudo da identidade profissional dos tradutores/intérpretes de Libras. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 70-85, 2018. |
Resumo: | Boa parte da discussão que acontece hoje no Brasil, mais especificamente no estado do Rio de Janeiro, sobre a atuação do intérprete de Libras tem como cerne questões relativas à inclusão e à qualidade da interpretação; se atende ou não as demandas da política inclusiva no Brasil. Tendo isso em vista, a proposta deste artigo é fomentar reflexões a respeito das funções desses agentes, na perspectiva da Teoria das Representações Sociais (TRS), a fim de incitar estudos que possam evidenciar a formação de novas representações sociais, tendo como eixo as práticas da profissão do tradutor-intérprete. Nessa perspectiva, em que medida se observa a contribuição da prática para a ressignificação do profissional Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILSP)? O presente artigo versará sob a contribuição da TRS no conhecimento da estrutura profissional do TILSP, seus desafios e suas perspectivas no campo de atuação, bem como suas práticas, a fim de compreender se há uma identidade consolidada a essa formação. E se houver, como se constitui? Quais as perspectivas dessa profissão a partir do olhar desse profissional? Quais são seus desafios? |
Descrição: | In Arqueiro, n. 37, p. 70-85, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1096/1034. Acesso em: 21 set. 2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1171 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1096-Texto do Artigo-3071-1-10-20200620.pdf | Artigo | 1,98 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons